jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

O prazo para ajuizamento do inquérito para apuração de falta grave é de 30 dias apenas nas hipóteses de suspensão do empregado? - Katy Brianezi

há 16 anos
8
1
2
Salvar

Segundo entendimento de Carlos Henrique Bezerra Leite, o inquérito judicial para apuração de falta grave é, na verdade, uma ação constitutiva negativa necessária para apuração de falta grave que autoriza a resolução do contrato de trabalho do empregado estável por iniciativa do empregador.

Nos termos do disposto no artigo 853 , da CLT , para apuração de falta grave contra o empregado garantido com estabilidade, o empregador ajuizará reclamação por escrito perante a justiça do trabalho, no prazo de trinta dias, contados da data da suspensão do empregado. Referido prazo é decadencial, pois trata-se de ação constitutiva de direito, isto é, por meio da qual o empregador objetiva extinguir a relação jurídica (Súmula 62 , TST).

Ressalte-se que se não houver a suspensão do empregado, por uma interpretação contrária ao artigo 853 , da CLT , conclui-se que o prazo será de dois anos para o ajuizamento do inquérito (artigo , XXIX , da CF/88 e artigo 11 , da CLT), pois o objetivo principal do inquérito é extinguir o contrato de trabalho do empregado estável, assim, caso não haja suspensão, aplica-se o prazo de prescrição bienal, de forma decadencial, contado a partir do momento em que o empregador tomou ciência da falta grave imputada pelo empregado estável.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13897
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-prazo-para-ajuizamento-do-inquerito-para-apuracao-de-falta-grave-e-de-30-dias-apenas-nas-hipoteses-de-suspensao-do-empregado-katy-brianezi/53536
Fale agora com um advogado online