jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

O que é medida de segurança?

Publicado por Mauricio Nardella
há 2 anos
3
0
0
Salvar


A medida de segurança é uma sanção que aplica-se à pessoa que é inimputável (que sofre de uma doença mental) ou tem desenvolvimento mental incompleto ou retardado.

O artigo 96 do Código Penal, define seus dois tipos:

1. Internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, ou, à falta, em outro estabelecimento indicado;

2. Sujeição a tratamento ambularorial.

Assim, pode-dizer que existem 2 espécies de medida de segurança. Uma detentiva ou privativa de liberdade (internação) e outra restritiva (tratamento ambulatorial).

O que determina a aplicação da medida de segurança é a periculosidade do agente (sujeito ativo do crime). O prazo mínimo elencado pela lei é de 1 a 3 anos, condicionada ao término da periculosidade do agente.

Não se pode deixar o agente cumprindo medida de segurança, por prazo indeterminado, o que fez o STF ter declarado inconstitucional tal ato. Assim, a aplicação da medida de segurança fica condicionada ao tempo máximo de pena do crime.

  • Sobre o autorAdvogado criminalista.
  • Publicações25
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações127
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-medida-de-seguranca/1429359747
Fale agora com um advogado online