jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

O que se entende por autotutela da posse? - Tatiana Sguillaro Pizzo

há 14 anos
14
5
3
Salvar

Consoante o art. 1210, parágrafo 1º do Código Civil: O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse.

São duas as situações previstas: a legítima defesa no caso de turbação e o desforço imediato no caso do esbulho.

Em qualquer dos casos aplica-se a regra contida nos art. 188, I do Código Civil que disciplina não constituírem atos ilícitos os praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito.

Seus requisitos são os mesmos da legítima defesa: a) a violação deve ser atual; b) os atos de repulsa devem ser imediatos e c) os meios utilizados pelo possuidor devem ser proporcionais à ofensa com o objetivo único de evitá-lo, caso contrário, responderá o possuidor pelo excesso.

Este tipo de defesa privada é excepcionalmente admitido pela lei, mas só favorece a quem usa moderadamente os meios necessários para repelir injusta agressão.

Deve o possuidor agir com suas próprias forças, embora possa ser auxiliado por amigos ou serviçais. É possível até o emprego de armas no limite necessário para fazer cessar a vedação.

O possuidor deverá sempre estar à frente da ação, pois se tratam de ações pessoais indelegáveis.

Em qualquer dos casos, esbulho ou turbação a relação deve ser imediata, se na turbação, durante ela e se no esbulho, logo após ter sido efetuado.

A força pessoal exercida extemporaneamente tem caráter de vingança privada, inimiga do direito. Além disso, a repulsa tardia poderá configurar o delito do art. 345 do CP: exercício arbitrário das próprias razões.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876152
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30752
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-se-entende-por-autotutela-da-posse-tatiana-sguillaro-pizzo/2254082
Fale agora com um advogado online