jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024

Para STF, sindicato tem legitimidade para pleitear direitos

1
0
0
Salvar

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que as entidades sindicais têm legitimidade para defender os interesses do trabalhador. A decisão foi proferida num processo em que um sindicato questionava a possibilidade de cobrar horas extras e vale-transporte para os trabalhadores os quais representava.

O relator, ministro Eros Grau, citou o artigo , da Constituição, que estabelece a legitimidade extraordinária dos sindicatos para defender em juízo os direitos e interesses coletivos ou inpiduais dos integrantes da categoria que representam.

Para ele, essa legitimidade extraordinária é ampla, abrangendo a liquidação e a execução dos créditos reconhecidos aos trabalhadores. Por se tratar de típica hipótese de substituição processual, é desnecessária qualquer autorização dos substituídos.

Assessoria de Comunicação

  • Publicações1231
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações53
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-stf-sindicato-tem-legitimidade-para-pleitear-direitos/2332689
Fale agora com um advogado online