jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Posso vender minha parte da herança aos meus irmãos?

4
0
6
Salvar

bit.ly/397vuM0 | Sim. Mas é importante frisar que isso só é possível após a abertura da sucessão, ou seja, após o falecimento do autor da herança, já que "herança" de pessoa viva não pode ser objeto de contrato, conforme dispõe o artigo 426 do Código Civil.

Embora a sucessão ocorra de forma automática, havendo imediata transmissão do patrimônio aos herdeiros legítimos e testamentários, a lei exige a formalização através do processo de inventário, onde os bens serão arrolados e, posteriormente, partilhados entre os herdeiros, após o pagamento dos credores. Se todos os interessados forem capazes e concordes, o inventário e a partilha devem ser feitos na forma de arrolamento, que pode ser judicial ou extrajudicial, por meio de escritura pública.

Se um dos herdeiros tiver o interesse de transferir sua parte para seus irmãos, deverá ser feita através de escritura pública de cessão de direito hereditário, contrato mediante o qual se opera a transmissão de direitos provenientes de sucessão. Haverá, nesse caso, incidência do ITBI, que é um imposto municipal, já que herança é considerada juridicamente um bem imóvel.

Por Hayanne Montenegro Ferreira

Fonte: Jus Brasil

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10007
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/posso-vender-minha-parte-da-heranca-aos-meus-irmaos/823635905
Fale agora com um advogado online