jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Primeira Turma absolve deputado federal Aelton Freitas por falta de provas

Publicado por Âmbito Jurídico
há 9 anos
0
0
0
Salvar

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão nesta terça-feira (25) absolveu o deputado federal Aelton Freitas (PR-MG) da acusação de apropriação de bens e rendas públicas, crime previsto no artigo , inciso I, do Decreto Lei 201/1967. Segundo a denúncia, os fatos teriam ocorrido de 1993 a 1996, quando o parlamentar era prefeito de Iturama (MG).

O relator da Ação Penal (AP) 341, ministro Marco Aurélio, observou que o próprio parecer do Ministério Público destaca que a ação está baseada em provas colhidas ilicitamente e propôs a absolvição com base no artigo 386, inciso VII, do Código de Processo Penal (inexistência de prova suficiente para condenação). O revisor, ministro Luiz Fux, votou no mesmo sentido do parecer.

De acordo com os autos, o inquérito policial que originou a ação tem como base provas colhidas por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal de Iturama. Entretanto, a CPI e todos os seus atos foram anulados por sentença do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tornando ilícita a utilização dos documentos como prova judicial.

“Embora a investigação tenha se iniciado a partir de requisição do Ministério Público de Minas Gerais, depois de receber da polícia do estado de São Paulo documentos que revelariam a prática de delitos envolvendo a falsificação de notas fiscais na prefeitura de Iturama, as peças só vieram à baila na Comissão Parlamentar de Inquérito anulada”, salientou o relator ao propor a absolvição.

Quanto ao crime associação criminosa, delito previsto no artigo 288 do Código Penal, os ministros verificaram ter ocorrido a prescrição da pretensão punitiva estatal. O parecer do Ministério Público também foi no mesmo sentido.

  • Publicações48958
  • Seguidores669
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeira-turma-absolve-deputado-federal-aelton-freitas-por-falta-de-provas/224404184
Fale agora com um advogado online