jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024

Segurado do INSS consegue converter auxílio-doença em aposentadoria por invalidez

Publicado por ROTA-JURIDICA
há 12 anos
0
0
0
Salvar

Ação interposta no Juizado Especial Federal Adjunto da Vara Única de Anápolis em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garantiu a segurado em gozo de auxílio-doença até 09 de maio de 2011 o direito à conversão do benefício em aposentadoria por invalidez, contrariando laudo pericial do órgão.

O juiz federal Gabriel Brum Teixeira argumentou que apesar da perita do INSS ter reconhecido que o segurado sofre de depressão, hipertensão arterial e diabetes, considerou-o capaz para exercer a sua atividade laboral. No entanto, segundo afirmou, o parecer dos médicos cardiologista, ortopedista e psiquiatra do paciente recomendaram a aposentadoria por atestarem que ele corre risco de vida e não tem perspectiva de reabilitação.

Além disso, conforme o magistrado, uma visita do próprio segurado à sede do Juízo confirmou sua precária condição de saúde, confirmando aquilo que o julgador já havia depreendido dos autos. “Sendo assim, resolvo o mérito do processo (art. 269, I, do CPC), julgando procedente o pedido formulado e, em antecipação de tutela, determinando ao INSS que seja implantado o benefício de aposentadoria por invalidez à parte autora", frisou.

  • Publicações1078
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações59
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segurado-do-inss-consegue-converter-auxilio-doenca-em-aposentadoria-por-invalidez/100207639
Fale agora com um advogado online