jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024

Síndico captura gatos com armadilha e gera polêmica em condomínio de Goiânia

0
0
0
Salvar

Por Vanessa Soares (da Redação)

Um síndico de um prédio em Goiânia (GO) teve uma atitude que acabou gerando polêmica entre os condôminos. Incomodado com a aparição de gatos abandonados e circulando pelo condomínio, ele espalhou gatoeiras e capturou seis felinos, deixando-os por mais de 20 horas enjaulados sem água, comida, e expostos a chuva e sol. As informações são do jornal DM.

Um morador, indignado com a crueldade do síndico, fez fotos e vídeo e publicou na internet, fazendo a denúncia de maus-tratos contra os gatos.

Segundo matéria publicada no site Viva o Condomínio, a presença dos felinos já teria sido assunto até de reunião de condomínio, e o síndico teria feito um comunicado pedindo ajuda para resolver o que, segundo ele, seria uma "infestação de gatos". Para isso, ele teria aconselhado os moradores a não alimentar os gatos, e chegou a ameaçar notificar e até multar quem não colaborasse.

A Associação pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais, Arpa Brasil, aponta que essa prática configura crime, previsto no artigo 32 da Lei 9605/98 com pena de seis meses a um ano e que, durante a visita da ONG ao prédio onde os gatos foram presos, foram passadas informações contrárias às dadas pelo Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, que apenas emprestaram as gaiolas para a apreensão dos felinos, confiando que o síndico os levaria para um lugar seguro.

O CCZ revelou que apenas fez o empréstimo do equipamento ao condomínio. O equipamento público teria sido levado ao local com o compromisso de buscá-lo juntamente com os animais capturados. Em resposta ao posicionamento da instituição, o diretor do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, Luiz Elias Camargo, assegura que as gaiolas somente foram emprestadas, e que não cabe a eles retirar os animais neste caso, visto que não podem matar animais sadios, e que quando um cidadão se propõe a dar um destino seguro ao animal, as gaiolas são emprestadas.

Proposta

O morador que fez a denúncia com fotos e vídeo, Iure Queiroz, propõe a possibilidade de viabilizar a adoção dos gatos e castrá-los, dizendo que o síndico não pensou em criar barreiras para solucionar ou impedir o acesso dos animais, ou então em procurar ONGs para retirá-los. Segundo ele, a decisão do CCZ de emprestar as gaiolas não foi correta: "Ele não poderia emprestar as gaiolas, qual é a garantia que os bichos iriam para um lugar seguro? Não existe essa garantia. Já ocorreu episódios em que apareceram gatos mortos no local. A postura, tanto do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses quanto do síndico está errada", adverte.

Solução

A subsíndica do prédio considera que os gatos não podem ser adotados por não serem domesticados, mas afirma que entrará em contato com o Iure, que fez a denúncia, porque acredita que podem se unir, capturar os gatos, castrá-los e soltá-los novamente na rua, o que não seria realmente uma solução, visto que somente não mais irão se reproduzir, mas continuarão a sofrer o abandono das ruas.

  • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
  • Publicações34133
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1044
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindico-captura-gatos-com-armadilha-e-gera-polemica-em-condominio-de-goiania/112388394
Fale agora com um advogado online