Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Síndico captura gatos com armadilha e gera polêmica em condomínio de Goiânia

    Por Vanessa Soares (da Redação)

    Um síndico de um prédio em Goiânia (GO) teve uma atitude que acabou gerando polêmica entre os condôminos. Incomodado com a aparição de gatos abandonados e circulando pelo condomínio, ele espalhou gatoeiras e capturou seis felinos, deixando-os por mais de 20 horas enjaulados sem água, comida, e expostos a chuva e sol. As informações são do jornal DM.

    Um morador, indignado com a crueldade do síndico, fez fotos e vídeo e publicou na internet, fazendo a denúncia de maus-tratos contra os gatos.

    Segundo matéria publicada no site Viva o Condomínio, a presença dos felinos já teria sido assunto até de reunião de condomínio, e o síndico teria feito um comunicado pedindo ajuda para resolver o que, segundo ele, seria uma "infestação de gatos". Para isso, ele teria aconselhado os moradores a não alimentar os gatos, e chegou a ameaçar notificar e até multar quem não colaborasse.

    A Associação pela Redução Populacional e Contra o Abandono de Animais, Arpa Brasil, aponta que essa prática configura crime, previsto no artigo 32 da Lei 9605/98 com pena de seis meses a um ano e que, durante a visita da ONG ao prédio onde os gatos foram presos, foram passadas informações contrárias às dadas pelo Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, que apenas emprestaram as gaiolas para a apreensão dos felinos, confiando que o síndico os levaria para um lugar seguro.

    O CCZ revelou que apenas fez o empréstimo do equipamento ao condomínio. O equipamento público teria sido levado ao local com o compromisso de buscá-lo juntamente com os animais capturados. Em resposta ao posicionamento da instituição, o diretor do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses, Luiz Elias Camargo, assegura que as gaiolas somente foram emprestadas, e que não cabe a eles retirar os animais neste caso, visto que não podem matar animais sadios, e que quando um cidadão se propõe a dar um destino seguro ao animal, as gaiolas são emprestadas.

    Proposta

    O morador que fez a denúncia com fotos e vídeo, Iure Queiroz, propõe a possibilidade de viabilizar a adoção dos gatos e castrá-los, dizendo que o síndico não pensou em criar barreiras para solucionar ou impedir o acesso dos animais, ou então em procurar ONGs para retirá-los. Segundo ele, a decisão do CCZ de emprestar as gaiolas não foi correta: "Ele não poderia emprestar as gaiolas, qual é a garantia que os bichos iriam para um lugar seguro? Não existe essa garantia. Já ocorreu episódios em que apareceram gatos mortos no local. A postura, tanto do Departamento de Vigilância e Controle de Zoonoses quanto do síndico está errada", adverte.

    Solução

    A subsíndica do prédio considera que os gatos não podem ser adotados por não serem domesticados, mas afirma que entrará em contato com o Iure, que fez a denúncia, porque acredita que podem se unir, capturar os gatos, castrá-los e soltá-los novamente na rua, o que não seria realmente uma solução, visto que somente não mais irão se reproduzir, mas continuarão a sofrer o abandono das ruas.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1037
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindico-captura-gatos-com-armadilha-e-gera-polemica-em-condominio-de-goiania/112388394

    Informações relacionadas

    Aline Corrêa dos Santos, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Recurso Administrativo - Multa de condomínio

    JurisWay
    Notíciashá 13 anos

    Gatos dividem condomínio.

    Larissa Carvalho, Advogado
    Artigosano passado

    O que você precisa saber sobre multa em condomínio.

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Recurso Crime: RC XXXXX-15.2016.8.21.9000 RS

    STJ: Para Terceira Turma, convenção de condomínio não pode proibir genericamente a presença de animais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)