jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Sossella trata em Brasília de demanda solicitada pelas Guardas Municipais do Estado

0
0
0
Salvar

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado, o deputado Gilmar Sossella (PDT) esteve em Brasília na quarta-feira (25) para encaminhar solicitação da categoria. O parlamentar se reuniu com o coordenador da Bancada Federal gaúcha, deputado Giovani Cherini (PR), e também com o deputado Afonso Motta (PDT).

“Estivemos solicitando apoio de todos os representantes gaúchos na Câmara e no Senado quanto aos Projetos de Emenda Constitucional 534/2002 e 275/2016, que incluem as Guardas Municipais como órgãos de segurança pública, pacificando assim os conflitos judiciais e administrativos que dificultam o desenvolvimento do trabalho destes operadores da segurança. Tal alteração se faz necessária para que o Artigo 144, § 8º da Constituição Federal seja modificado”, explicou Sossella.

Outro ponto que destacado pelo parlamentar a pedido da categoria foi a inclusão das Guardas Municipais na aposentadoria Especial PL 287/16, fundamentada no risco que esses profissionais estão submetidos, seja no exercício da função de proteção do patrimônio público dos seus municípios, ou no policiamento Ostensivo e preventivo, onde exercem efetiva função de Polícia Administrativa.

A Frente Parlamentar foi instalada na Assembleia Legislativa no dia 11 de abril com a presença de representantes da categoria que atuam em Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Estância Velha, Santa Maria e Pelotas. Entre os objetivos está a busca pela inclusão das Guardas Municipais na Constituição Federal como órgão de segurança; a viabilização de consórcio para implementar academia de formação de guardas municipais; a isenção das viaturas em praças de pedágios; e o desenvolvimento de um programa de incentivo para criação de Guardas Municipais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiguardas), Robson Camargo Lima e Silva, são mais de 4 mil profissionais que trabalham no policiamento preventivo e na guarda de patrimônio, distribuídos em mais de 50 municípios gaúchos.

© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações28
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sossella-trata-em-brasilia-de-demanda-solicitada-pelas-guardas-municipais-do-estado/571860542
Fale agora com um advogado online