jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Supremo aceita petição do MPF sobre danos em mata ciliar no Pará

Justiça Estadual remeteu caso ao MPF. Órgão argumentou, no entanto, que o fato não seria da esfera federal, uma vez que a União ainda não demarcou se a área afetada seria de sua propriedade

há 10 anos
0
0
0
Salvar
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal julgou procedente a Petição nº 5075 do Ministério Público Federal para que caso de dano ambiental que aconteceu no Pará seja processado e julgado pela Justiça Estadual. A decisão ocorreu na tarde desta terça-feira, 25 de setembro. O relator do processo no Supremo é o ministro Marco Aurélio.

O fato ocorreu na comunidade de Água Cristalina, localizada na Ilha de Caratateua, em Belém (PA). O Ministério Público Estadual e a Justiça Estadual entenderam que área danificada às margens do rio Curuperé seria de propriedade da União, cabendo à Justiça Federal julgar o caso. O argumento era de que a área às margens do rio sofreria influência das marés, o que caracteriza áreas marinhas de propriedade da União. O entendimento estava baseado no artigo 20, inciso VII da Constituição Federal.

O MPF, no entanto, destacou que a União ainda não demarcou a área que seria de sua propriedade. Por isso, não é possível aferir se o dano ambiental atingiu ou não seu patrimônio. Desta forma, se justifica atribuição do órgão para atuar no caso. “Não havendo elementos suficientes a assegurar a aplicação do art. 109, da CR/88, o fato criminoso deve ser processado e julgado pela Justiça Estadual, razão pela qual o presente feito deve ser remetido ao Ministério Público Estadual”, afirmou o pedido do MPF.


Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
Facebook: MPFederal

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-aceita-peticao-do-mpf-sobre-danos-em-mata-ciliar-no-para/151820441
Fale agora com um advogado online