jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

TJ nega legitimidade do MP questionar alteração no estatuto do Atlético-MG

Publicado por Última Instância
há 11 anos
0
0
0
Salvar

A 18ª Câmara Cível do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) negou ao Ministério Público legitimidade para ajuizar ação declaratória contra o Clube Atlético Mineiro. A decisão confirmou sentença proferida pelo juiz Geraldo Carlos Campos, da 32ª Vara Cível de Belo Horizonte.

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, ajuizou ação contra o clube objetivando a declaração de nulidade de cláusula estatutária, alterada em 13 de outubro de 2008, a qual confere ao Conselho Deliberativo e, não à Assembleia-geral, o poder de reforma e interpretação de seu texto.

Na ação, o MP sustentou que tal previsão estatutária viola, expressamente, o artigo 59, inciso II, do Código Civil, conforme redação dada pela Lei 11.127/05. Observou que a mudança colide com norma federal, retirando a legitimidade da Assembleia-geral de sócios, em detrimento da concentração de poderes em s...

Ver notícia na íntegra em Última Instância

  • Publicações24230
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações12
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-nega-legitimidade-do-mp-questionar-alteracao-no-estatuto-do-atletico-mg/100465104
Fale agora com um advogado online