jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Usucapião Familiar: Elo do abandono do cônjuge à aquisição da propriedade

Usucapião Familiar

Publicado por Sandy Pompilio
há 5 anos
3
0
0
Salvar

A Lei 12.424/11, ao incluir no Código Civil o artigo 1.240-A, trouxe a modalidade de Usucapião Familiar como uma espécie de aquisição "gratuita" de propriedade pelo decurso do tempo. Para que seja configurada, é necessário preencher os seguintes pressupostos: i) cônjuge ou companheiro que exerce por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel; ii) imóvel urbano de até 250m², iii) o abandono do lar pelo ex-cônjuge ou ex-companheiro, iv) utilização do imóvel para a moradia do cônjuge ou companheiro que foi "abandonado" ou de sua família, e v) não ser proprietário de outro imóvel urbano ou rural.


  • Sobre o autorDra. Sandy Pompilio, especialista em Direito Empresarial e Imobiliário.
  • Publicações6
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações220
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usucapiao-familiar-elo-do-abandono-do-conjuge-a-aquisicao-da-propriedade/730523617
Fale agora com um advogado online