jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Assalto durante jornada de trabalho é caracterizado como acidente de trabalho

O direito do empregado a indenização existirá quando ele sofrer um dano e o empregador for responsabilizado por isso. Ou seja, se a empresa agiu de forma negligente para a sua ocorrência ou se ela gerou um risco extraordinário para o trabalhador.

Publicado por Rafael Souza Rachel
há 9 anos
25
1
26
Salvar

Resumo da notícia

Em casos de assalto durante a jornada de trabalho, é importante destacar que esse evento é considerado um acidente de trabalho de acordo com a legislação vigente, exigindo que o empregador faça a abertura de uma Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Se a lesão ou afetação da capacidade laboral do trabalhador ultrapassar 15 dias, o INSS concederá benefício previdenciário, tratando o incidente como qualquer outro acidente de trabalho. Durante o exercício de suas funções, o trabalhador está sob a responsabilidade da empresa, que deve garantir sua segurança.

Muitos trabalhadores possuem a dúvida de que caso ocorra assalto durante a sua jornada de trabalho, seja dentro da empresa, seja realizando trabalhos externos, se a empresa deve indenizá-los em caso de objetos pessoais roubados.

Assalto durante o trabalho é considerado um acidente de trabalho

De início é importante salientar que o assalto durante o trabalho é considerado um acidente de trabalho, conforme os artigos 19, 20 e 21 da Lei 8.213/1991 devendo o empregador abrir uma CAT (comunicação de acidente do trabalho) até o primeiro dia útil subsequente ao fato ocorrido. É importante salientar, que independente da gravidade do ocorrido, esse procedimento deverá ser realizado e é obrigatório. Caso a lesão, perturbação ou afetação da capacidade laboral do empregado ultrapassar 15 dias, deverá ser concedido benefício previdenciário pelo INSS como se fosse qualquer acidente de trabalho.

É entendido que durante o exercício de sua função, o trabalhador está sob responsabilidade da empresa, assim sendo, a segurança do trabalhador precisa ser garantida e preservada. Em caso de assalto sofrido durante a sua jornada de trabalho, o fato deve ser tratado como acidente de trabalho. Dessa forma, precisa seguir os mesmos procedimentos exigidos por legislação.

Caso o INSS avalie que o funcionário não tenha condições de exercer as suas atividades, será garantido a ele afastamento com tratamento igual ao afastamento por doença.

O empregador é obrigado a indenizar o funcionário nos casos de perdas materiais por furto ou assalto nas dependências da empresa ou externo. Há casos julgados na Justiça, que além do ressarcimento dos materiais roubados, o empregador teve que pagar indenização por danos morais sofridos pelo seu funcionário.

Confira o entendimento e a pesquisa jurídica sobre Responsabilidade por Roubo ou Furto dentro da Empresa.
  • Sobre o autorAdvogado.
  • Publicações26
  • Seguidores91
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57920
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assalto-durante-jornada-de-trabalho-e-caracterizado-como-acidente-de-trabalho/217217446
Fale agora com um advogado online