jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Comentários às novas Orientações Jurisprudenciais do TST - OJ 371: a ausência de data no instrumento de substabelecimento não gera qualquer invalidade

há 15 anos
0
0
0
Salvar

Edit

Orientações Jurisprudenciais da SDI-1

371. IRREGULARIDADE DE REPRESENTAÇÃO. SUBSTABELECIMENTO NÃO DATADO. INAPLICABILIDADE DO ART. 654 , § 1º , DO CÓDIGO CIVIL .

Não caracteriza a irregularidade de representação a ausência da data da outorga de poderes, pois, no mandato judicial, ao contrário do mandato civil, não é condição de validade do negócio jurídico. Assim, a data a ser considerada é aquela em que o instrumento for juntado aos autos, conforme preceitua o art. 370 , IV , do CPC . Inaplicável o art. 654 , § 1º , do Código Civil .

NOTAS DA REDAÇÃO

Ao tratar do tema "mandato", o Código Civil estabelece em seu art. 654 , § 1º que:

Art. 654. (...)

§ 1º O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos. No âmbito do Direito Civil, a ausência de um desses requisitos importa na invalidação da procuração. Trata-se de regramento que, de acordo com a OJ em comento, se aplica somente ao mandato civil, não sendo possível estendê-lo aos mandatos judiciais.

O texto da OJ 371 é auto-explicativo: em se tratando de substabelecimento, espécie de mandato judicial, a ausência da data da outorga de poderes não gera qualquer irregularidade, considerando-se como março a data em que o instrumento é juntado aos autos.

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876115
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações921
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-as-novas-orientacoes-jurisprudenciais-do-tst-oj-371-a-ausencia-de-data-no-instrumento-de-substabelecimento-nao-gera-qualquer-invalidade/358764
Fale agora com um advogado online