jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Deputado federal responderá por falsidade ideológica

Denúncia do MPF foi recebida pelo STF. O deputado federal Eliene José de Lima (PSD/MT) teria omitido informações na prestação de contas eleitoral

há 10 anos
0
0
0
Salvar
A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta terça-feira, 30 de setembro, em decisão unânime, denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) no Inquérito nº 2678 contra o deputado federal Eliene José de Lima (PSD/MT). Ele responderá pelo crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, por ter omitido informações na prestação de contas eleitoral. O relator do processo é o ministro Marco Aurélio.

A denúncia formulada pelo MPF ao STF pedia que o parlamentar respondesse por crime tipificado no artigo 299 do Código Penal, porque o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo havia rejeitado o enquadramento com base no artigo 350 do Código Eleitoral. “Importa destacar que a notória correspondência entre o crime do artigo 350 do Código Eleitoral e o crime do artigo 299 do Código Penal é manifestada no voto do Relator do Recurso Especial Eleitoral nº 26.010/SP, no ponto em que ressalva que se falsidade houver, será a prevista no direito penal comum”, afirma o parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
Facebook: MPFederal

  • Publicações20258
  • Seguidores175
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-federal-respondera-por-falsidade-ideologica/145255194
Fale agora com um advogado online