jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Escola terá que renovar matrícula de aluno hiperativo

Publicado por ROTA-JURIDICA
há 11 anos
0
0
0
Salvar

A juíza Mônica Neves Soares Gioia concedeu liminar determinando que o Instituto Presbiteriano de Educação (Colégio Ipê – Unidade Bueno) faça a renovação da matrícula de menino de 8 anos, que tem deficit de atenção e hiperatividade. A escola tem 48 horas para realizar o procedimento ou terá de pagar multa de R$ 5 mil. Para a magistrada, estão presentes neste caso todos os pressupostos para a concessão da liminar. O perigo da demora, ela avaliou, está no receio do dano irreparável, já que a negativa da escola poderia provocar abalos psicológicos na criança, uma vez que ela já tem maturidade para assimilar os motivos alegados pela escola. De acordo com a coordenação do Ipê, o procedimento disciplinar da escola é cumulativo e o menino, representado pelo advogado Leandro Borba Ferreira, já teria atingido sua cota.

Mônica Gioia se valeu ainda do artigo 53, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante o acesso à educação e “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. Além disso, ela ressaltou, a Constituição Federal assegura a educação como direito fundamental, “de forma igualitária e permanente”, conforme previsto nos artigos 205 e 206. “Nota-se, portanto, abusivo e ilegal o ato da autoridade coatora de impedir a renovação da matrícula do infante”, disse.

De acordo com o advogado Leandro Borba Ferreira, responsável pelo caso, a mãe do aluno já havia recorrido ao Conselho Estadual de Educação, ocasião em que o Ipê reconheceu seu erro e prometeu retroceder na decisão. No entanto, em novo contato com o colégio para fazer a matrícula, ela foi surpreendida com a posição da escola de não aceitar o menino. Fonte Centro de Comunicação Social do TJGO

  • Publicações1078
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações84
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-tera-que-renovar-matricula-de-aluno-hiperativo/100258491
Fale agora com um advogado online