jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Justiça Federal da Bahia concede auxílio-reclusão para filha de presidiário

Publicado por Correio Forense
há 5 anos
0
0
0
Salvar

A Justiça Federal, através da Câmara Regional Previdenciária da Bahia (CRP-BA), reconheceu o direito de uma menor de idade receber o benefício de auxílio-reclusão, diante da prisão do pai. A concessão do benefício havia sido negada pelo Juízo da 1ª Instância pela ausência de comprovação da qualidade de segurado de baixa renda.

Em seu recurso contra a sentença, o autor sustentou que estava desempregado a apenas seis meses antes da data da prisão, portanto, dentro do prazo previsto em lei em que o segurado, mesmo não contribuindo mensalmente com a Previdência, pode receber o benefício pleiteado. O juiz Saulo Casali Bahia, relator do caso, analisou que o autor tem direito ao benefício, como previsto no Decreto nº 3.048/99. O decreto prevê o pagamento do auxílio aos filhos de presidiários, quando são segurados do INSS, mesmo que não tenha contribuído todos os meses durante o período de um ano.

O auxílio-reclusão está previsto dentre os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, nos termos do art. 18, II, b, da Lei nº. 8213/91, devido ao dependente do segurado. O benefício é devido nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço. Para receber o auxílio-reclusão é preciso: a) o recolhimento à prisão do segurado em regime fechado ou semiaberto; b) a qualidade de segurado do preso; c) qualidade de dependente do beneficiário; e d) a baixa renda do segurado.

Fonte: Bahia Noticias

#auxílio-reclusão #auxílio #reclusão #filha #presidiário

Foto: divulgação da Web

  • Publicações23551
  • Seguidores639
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações504
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-da-bahia-concede-auxilio-reclusao-para-filha-de-presidiario/676462527
Fale agora com um advogado online