jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

O STJ entendeu que é possível realizar acordo para liberar devedor de alimentos de parcelas vencidas

há 4 anos
2
0
0
Salvar

No caso, a mãe das crianças propôs a ação de execução de alimentos contra o genitor, que foi julgada extinta, após a renúncia ao crédito apresentada pela genitora.

O Ministério Público, inconformado com a decisão de extinção e por entender que os alimentos tem caráter irrenunciável, interpôs recurso especial contra a decisao do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que manteve a a decisão de primeira instância. O art. 1.707 do Código Civil, dispõe que é vedado o credor o direito de renunciar aos alimentos.

Ocorre que esta vedação legal à renúncia atinge tão somente o direito, e não o seu exercício. Assim, “se de um lado não é possível a renúncia ao direito a alimentos, de outro não se pode obrigar o beneficiário a exercer esse direito. Orlando Gomes sustenta que a renúncia posterior é válida, pois é permitido deixar de exercer o direito”.

Ou seja, o credor não pode renunciar o direito de pleitear os alimentos, mas, em sede de cobrança, pode renunciar o débito alimentar. Além disso, no caso não ficou demonstrado a existência de prejuízos decorrentes do acordo celebrado.

A 3ª Turma do STJ # entendeu que “os alimentos devidos perderam a relevância, não havendo motivos para impor às partes integrantes da relação alimentar empecilho a sua transação”. (REsp 1529532/DF, Rel. Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, TERCEIRA TURMA, julgado em 09/06/2020, DJe 16/06/2020)

  • Sobre o autorAdvogada atuante na área de Direito das Famílias e Sucessões
  • Publicações9
  • Seguidores19
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações87
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-stj-entendeu-que-e-possivel-realizar-acordo-para-liberar-devedor-de-alimentos-de-parcelas-vencidas/874088459
Fale agora com um advogado online