jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024

Ônus de Provar

Assinaturas em contratos com bancos

há 2 anos
7
0
0
Salvar

Por decisão unanime, a 2ª Turma do STJ decidiu que o ônus da prova recai sobre os bancos nos casos em que a assinatura nos contratos (consignados, cartões de crédito, seguros, etc) for contestada pelos clientes.

A decisão abre jurisprudência para o Judiciário analisar casos semelhantes.

O veredito se deu a partir de uma ação para declaração de inexistência de débito, proposta contra o Banco do Brasil, em que o consumidor impugnou autenticidade de sua assinatura firmada em um contrato de crédito bancário. Assim, com base no inciso II do artigo 429 do Código de Processo Civil, o Tribunal de Justiça do Maranhão atribuiu o ônus da prova ao banco, determinando que a instituição financeira custeasse uma perícia grafotécnica ou outro tipo de prova para confirmar a veracidade da assinatura - o banco recorreu, mas a decisão foi mantida pelo STJ.

A tese fixada a partir deste caso foi a seguinte: "Na hipótese em que o consumidor-autor impugnar assinatura de contrato bancário juntado ao processo pela instituição financeira caberá a esta o ônus de provar a autenticidade". A deliberação, na prática, exime o consumidor de ser obrigado a custear perícias grafotécnicas ou outras provas para tentar provar que não é sua a assinatura feita no contrato bancário.

Atualmente os escritórios de advocacia tem, entre seus aliados, o perito em documentoscopia para atuar na consultoria desses casos.

Existem algumas situações e características que podem exigir estratégias, pois sabemos da particularidade que cada perícia apresenta.

Possuimos experiência na contraposição a laudos desfavoráveis e, principalmente, na elaboração de estratégias para cada caso.

Monteiro de Mattos Perícias Forenses

21 99322-2231

https://linktr.ee/fabianadmm

https://www.instagram.com/periciagrafotecnicaforense/

  • Sobre o autorA ciência a serviço do combate a fraudes.
  • Publicações20
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações47
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/onus-de-provar/1445565979
Fale agora com um advogado online