jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024

Quais dados são protegidos pelo sigilo em nosso ordenamento jurídico? - Ariane Fucci Wady

há 16 anos
0
0
0
Salvar

Os dados protegidos pelo sigilo (artigo , inciso X , CF/88) são os bancários, fiscais e telefônicos, sendo esse o posicionamento dominante, tendo em vista a aplicação do princípio da máxima efetividade previsto no artigo , § 1º , CF/88 . Assim, desde que os dados, quaisquer que sejam eles, tenham sido objeto de comunicação, devem ser protegidos contra a interceptação ou violação de seu conteúdo. Vale ressaltar que o STF vem adotando o entendimento de que os dados, em si, não estariam protegidos, mas apenas a sua comunicação (STF, RE 219790/PE , rel. Min. Carlos Velloso). Em decisão proferida pelo plenário, ficou estabelecido que "a proteção a que se refere o art. , XII, CF , é da comunicação"de dados"e não dos"dados em si mesmos", ainda quando armazenados em computador." (STF, RE 418.416/SC). Os dados do INSS relativos ao segurado são protegidos, como todos os demais, não havendo que se falar em sigilo quando envolverem o interesse público, como dados da própria pessoa jurídica de direito público (INSS), como seu orçamento, a sua receita, dentre outros que são de interesse de toda a coletividade.

Fonte: SAVI

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15363
  • Seguidores876086
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2360
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-dados-sao-protegidos-pelo-sigilo-em-nosso-ordenamento-juridico-ariane-fucci-wady/32918
Fale agora com um advogado online