jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Dos crimes contra a honra: injúria

Apontamentos - Com Dr. Murilo J. Pedrão

há 4 anos
2
0
0
Salvar

Injúria

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:

Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

Apontamentos:

Injuriar é atribuir uma qualidade negativa, uma ofensa à pessoa, ferindo sua honra subjetiva, ou seja, o sentimento que o próprio indivíduo tem acerca de seus atributos.

Nota-se que a honra objetiva pode ser afetada, porém é indiferente para a caracterização da injúria.

Destaca-se que não importa se a qualidade negativa imputada à pessoa é verdadeira ou falsa. Além disso, configura-se o crime de injúria mesmo que a imputação da qualidade negativa seja vaga.

O crime de injúria pode ser praticado de forma livre. Isso significa que pode ocorrer de forma verbal, escrita ou mesmo por meio de gestos.

Consuma-se o crime de injúria quando a ofensa chega ao conhecimento da vítima, mesmo que não tenha sido proferida na sua presença.

Ainda, é indispensável que o sujeito tenha a intenção, a vontade de ofender, magoar, denegrir a honra subjetiva da vítima, por meio da atribuição de uma qualidade negativa a ela.

Diferenciações:

Calúnia – art. 138, Código Penal: imputar publicamente um fato criminoso a alguém, sabendo da falsidade da imputação.

Difamação – art. 139, Código Penal: atribuir publicamente um fato desonroso a alguém, não importando se esse fato é verdadeiro ou falso.

Injúria – art. 140, Código Penal: atribuir uma qualidade negativa à vítima, atacando sua honra subjetiva.

Todavia, se o conteúdo da injúria for referente à utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, configura-se o crime de injúria racial (artigo 140, § 3º, do Código Penal). Por último, quanto à prática do crime, a injúria racial se diferencia do racismo principalmente no que diz respeito à vítima. Enquanto na injúria racial ofende-se uma pessoa, individualizada, no crime de racismo atinge-se uma coletividade indeterminada de indivíduos, conforme a Lei nº 7.716/1989.


Instagram: https://www.instagram.com/luccasneiabaggio/

Site: https://baggioepedrao.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/luccas.neia.baggio

  • Sobre o autorPós-Graduando em Direito Civil e Processual Civil.
  • Publicações52
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações434
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dos-crimes-contra-a-honra-injuria/888529536
Fale agora com um advogado online