jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Estudo de caso: prescrição nas ações sobre contribuição de melhoria

Publicado por COAD
há 12 anos
1
0
0
Salvar

Disponibilizamos, nesta terça-feira (24/4), estudo sobre o março inicial do prazo prescricional contra a Fazenda, nas ações que envolvem débito fiscal da contribuição de melhoria.

O fato gerador da contribuição de melhoria é a realização de obra pública da qual decorram benefícios e serventias a propriedades imobiliárias localizadas em seu entorno, daí se presumindo a valorização proporcional destas no montante gasto para a conclusão daquela.

Conforme prevê o artigo 174 do Código Tributário Nacional (CTN), "a ação para cobrança do crédito tributário prescreve em 5 - cinco - anos, contados da data da sua constituição definitiva". Já o artigo 151, inciso VI, do CTN, dispõe que o parcelamento suspende a exigibilidade do crédito tributário.

Com a constituição do lançamento, previsto no artigo 142 do Código Tributário Nacional (CTN), qual o março inicial para a contagem e o prazo utilizado pela jurisprudência pátria?

É por isso mesmo que a Equipe Técnica ADV reuniu os entendimentos dos Tribunais Pátrios sobre o tema, especialmente para você.

Confira: Contribuição de melhoria Prazo prescricional

FONTE: Equipe Técnica ADV

  • Publicações40292
  • Seguidores1093
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudo-de-caso-prescricao-nas-acoes-sobre-contribuicao-de-melhoria/3096942
Fale agora com um advogado online