jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

Sindicato pode ajuizar ação sobre horas extras de bancários, diz TST

Publicado por Consultor Jurídico
há 4 anos
2
0
0
Salvar

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a legitimidade processual do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Vale do Paranhana (RS) para requerer horas extras em nome da categoria que representa. Com isso, determinou o retorno do processo à Vara de Trabalho de origem para que prossiga no julgamento da ação.

O sindicato pede o pagamento, como extras, da sétima e da oitava horas diárias para os empregados do banco Santander que exerçam ou tenham exercido o cargo de coordenador de atendimento.

Na ação, defendeu que a Constituição da República — artigo , inciso III — lhe confere a ampla representação para defesa de direitos comuns aos integrantes da categoria profissional.

Homogeneidade
O juízo da 1ª Vara do Trabalho de Taquara (RS) determinou a extinção do processo, por entender que a atuação do sindicato está orientada para a defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos homogêneos de interesse comum, cujos conceitos são dados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC, artigo 81, parágra...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10993
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sindicato-pode-ajuizar-acao-sobre-horas-extras-de-bancarios-diz-tst/777147819
Fale agora com um advogado online