jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

TRF atende ao pedido do MPF e reabre processo licitatório do Hospital Bom Jesus em Taquara/RS

Edital será alterado para que não seja exigido a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS)

há 6 anos
0
0
0
Salvar

Após a interposição de Agravo de Instrumento pelo MPF em Novo Hamburgo, por intermédio do procurador da República Bruno Alexandre Gütshow, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, liminarmente, a reabertura do processo licitatório (Edital de Concorrência nº 01/2018), referente à Permissão de Uso de bens móveis e imóveis, com a finalidade de manutenção do Hospital Bom Jesus, para atendimento prioritariamente pelo SUS, a fim de que não seja exigida a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS) pelas entidades proponentes, sob pena de imposição de multa pecuniária por dia de não cumprimento ao Prefeito Municipal de Taquara.

O pedido

do MPF fundamentou-se na presença de requisito que gerava restrição indevida à ampla participação de entidades de atenção à saúde no certame, violando o princípio da isonomia.

Nesse sentido, Bruno justificou que o objetivo principal da licitação é obter a proposta mais vantajosa à Administração Pública, o que será alcançado, quando houver garantia de ampla competitividade, com o maior número possível de concorrentes, desde que qualificados técnica e economicamente, para garantir o cumprimento das obrigações, conforme previsão do art. 37, inc. XXI, da CF e art. 27 da Lei no 8.666/93.

Ademais, o § 1o do art. 199 da CF prevê a participação, de forma complementar do SUS, das instituições privadas, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. De modo que, embora não se equiparem, as entidades citadas estão na mesma posição de preferência para contratação para prestação de serviços pelo SUS; não sendo crível, portanto, a exclusão da possibilidade de participação de uma delas no certame.



Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

  • Publicações37267
  • Seguidores707
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações139
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-atende-ao-pedido-do-mpf-e-reabre-processo-licitatorio-do-hospital-bom-jesus-em-taquara-rs/635207043
Fale agora com um advogado online