jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024

Divórcio Liminar

Publicado por Priscila Gales
há 4 anos
1
0
1
Salvar

Após a Emenda Constitucional 66/10, que deu redação ao parágrafo § 6º do artigo 226 da CF/88, o divórcio depende de um único requisito: a manifestação de vontade de um dos cônjuges.

Atualmente, para pedir o divórcio não precisa provar que o outro cônjuge foi infiel ou que não foi um bom marido ou boa esposa. O casal pode até mesmo morar na mesma casa ainda, não precisa estar separado de fato, basta que não haja mais interesse em continuar casado.

Quando o divórcio é litigioso, ou seja, não há acordo entre o casal, é possível requerer ao Juiz, já na primeira petição, que decrete o divórcio de imediato, o que pode acontecer até mesmo antes da citação da outra parte e sem que seja realizada sessão de mediação.

A doutrina e a jurisprudência pátria tem admitido a concessão do DIVÓRCIO LIMINAR em sede de tutela de evidência, com base no artigo 311, inciso IV do CPC ou mesmo em julgamento antecipado parcial do mérito, nos termos do artigo 356 do CPC.

Concedido o divórcio liminar, a ação terá continuidade para decidir demais temas como partilha de bens, pedido de alimentos e guarda dos filhos, não havendo qualquer prejuízo para a parte contrária, uma vez que, manifestada a vontade da parte requerente, o divórcio é inevitável.

O divórcio é um direito potestativo incondicionado, garantido constitucionalmente, portanto, não justifica impor à parte requerente uma espera completamente injustificada e que poderá lhe causar prejuízos, por exemplo, o impedimento de contrair novo casamento.

  • Sobre o autorAdvogada de família e imóveis
  • Publicações77
  • Seguidores140
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações387
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-liminar/914762236
Fale agora com um advogado online