Página 24 da Normal do Diário Oficial do Município de Maceió (DOM-MACEIO) de 24 de Novembro de 2015

caracterizam o momento histórico atual, levando a uma necessidade de redefinição dos modelos e políticas de desenvolvimento vigentes.

Neste contexto, a Educação Ambiental apresenta-se como o processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do meio ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação e a adequada utilização dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida e a eliminação da pobreza extrema e do consumismo desenfreado. Visa assim, a construção de relações sociais, econômicas e culturais capazes de respeitar e incorporar as diferenças (minorias étnicas, populações tradicionais, a perspectiva da mulher) e a liberdade para decidir caminhos alternativos de desenvolvimento. O caminho percorrido para a construção dessa nova racionalidade ambiental, consta das recomendações de diversos encontros internacionais.

A falta de Justiça Ambiental (ACSELRAD, 2008), entendida como a distribuição desigual dos benefícios, riscos, impactos ambientais, a precarização da vida dos grupos sociais mais vulneráveis, orienta-nos para uma nova pedagogia do conhecimento, implicando em novos saberes e novas relações entre pessoas, sociedade e natureza, com vista à superação das ambiguidades do desenvolvimento sustentável e construção de uma sociedade sustentável.

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar