Página 1527 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 28 de Outubro de 2016

Superior Tribunal de Justiça
há 8 anos

O suposto crime de apresentação de documento de veículo automotor falsificado foi praticado no mesmo contexto em que ocorrida a prisão pela receptação, denota-se que o documento do veículo falso tinha por finalidade garantir o êxito do delito de receptação.

Na denúncia oferecida pelo Ministério Público Estadual, asseverou o representante do Parquet que "ato contínuo, tendo ciência de que o certificado de registro de licenciamento de veiculo de fls. 28-IP tratava-se de documento público materialmente falso, o denunciado João Ricardo Apolinário Fernandes, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, fez uso dele com o objetivo de induzir os policiais rodoviários federais responsáveis por sua abordagem em erro e demonstrar certa aparência de legalidade na posse do veículo apreendido, visando assim garantir sua impunidade e assegurar a execução do delito de receptação descrito no item 2" (fls. 8/9).

Dessa forma, mostra-se necessária a reunião das ações penais para serem processadas e julgadas pela Justiça Federal, nos termos da Súmula n. 122 desta Corte Superior de Justiça, que assim expressa:

Figura representando 3 páginas da internet, com a principal contendo o logo do Jusbrasil

Crie uma conta para visualizar informações de diários oficiais

Criar conta

Já tem conta? Entrar