Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembléia homenageia 35 anos da Revolução dos Cravos

    A Assembléia Legislativa realizou nesta quinta-feira (16/04) à noite, sessão solene em comemoração aos 35 anos da Revolução dos Cravos, em Portugal.

    A sessão foi aberta pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Casa, deputado Artur Bruno (PT), que destacou a importância da solenidade como uma "saudação da Assembléia e de todo o povo cearense ao povo Português."

    Bruno fez um histórico da Revolução dos Cravos, que segundo dados citados por ele, foi o movimento que derrubou, em abril 1974, o regime salazarista que dominava Portugal há quase 50 anos. "A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento", lembrou o parlamentar, que destacou a importância da língua portuguesa, "uma das mais faladas e belas do mundo" e citou trechos dos poetas lusitanos Fernando Pessoa e Camões.

    O embaixador de Portugal no Brasil, João Manuel Guerra Salgueiro, agradeceu a homenagem e destacou a importância do movimento de 25 de abril (como também é chamada a Revolução dos Cravos) para o desenvolvimento de Portugal. "Esta solenidade é uma oportunidade de partilhar a data da democracia de Portugal com a comunidade portuguesa no Brasil", disse.

    O ex-deputado federal cearense, Paes de Andrade, que foi embaixador do Brasil em Portugal, destacou que a homenagem da Assembléia foi um desdobramento do 2º Simpósio Lusofônico, realizado em Fortaleza, desde o dia 14. O Simpósio fez parte das atividades da instalação da Universidade Luso-Afro-Brasileira em Fortaleza e teve como temas a valorização do idioma português e o acordo ortografico entre os países de língua portuguesa.

    Também participaram do evento o cônsul de Portugal em Fortaleza, Francisco Neto da Silveira Brandão; o presidente das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Rômulo Soares; o presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Ermando Ferreira; o presidente da Associação Mares Navegados, Amândio Silva, e diversos integrantes da comunidade portuguesa no Ceará

    CV/HV/AF

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-homenageia-35-anos-da-revolucao-dos-cravos/1006061

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)