Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJTO realiza show na Penitenciária de Cariri

    há 15 anos

    Como parte da programação do mutirão carcerário, o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), promoveu na manhã desta quinta-feira, 04, um show musical com a dupla Marciano Mendes e Rodrigo, no Presídio Agrícola Luz do Amanhã, em Cariri. O evento levou alento musical para os 250 apenados que vivem no local.

    Antes do show, o Juiz da Vara de Execuções Penais de Gurupi, Adriano Gomes de Melo, anfitrião do evento recebeu a Juíza Corregedora Célia Regina Régis Ribeiro, na ocasião representando a Presidente do TJTO, Desembargadora Willamara Leia, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Cidadania e Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Universidade de Gurupi, Sesi, Maçonaria, Empresariado local e o prefeito da cidade, Alexandre Abdala.

    Durante o show, o público carcerário, pediu e cantou as músicas apresentadas pela dupla e relembrou antigos sucessos da dupla João Mineiro e Marciano, da qual Marciano Mendes fazia parte. Segundo os apenados, momentos assim reconfortam, apesar das circunstâncias da vida que os levaram até ali.

    Conselho

    Na ocasião, foi instituído o Conselho da Comunidade, que irá buscar formas e parcerias em prol da recuperação dos apenados, como forma de amenizar o número de reincidência. O Conselho foi sugerido pelo Juiz Adriano Gomes, após explanar aos presentes a experiência vivida na visita realizada a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Minas Gerais.

    O mutirão

    O mutirão carcerário que começou no dia 11 de maio em Palmas e segue até o dia 22 deste mês, faz parte da política de acompanhamento do sistema carcerário desenvolvida pelo CNJ, em todos os estados brasileiros. No Tocantins, cerca de 300 processos de réus presos, provisórios e condenados serão analisados. Os processos receberão medidas judiciais necessárias à defesa dos presos, inclusive, se for o caso de Habeas Corpus.

    Números

    Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o Estado tem hoje, os seguintes números para presos em regime fechado: 867 homens e 33 mulheres; regime semiaberto: 348 homens e 10 mulheres; provisórios: 793 homens e 37 mulheres.

    Fotos: Heber Fidellis

    • Publicações3745
    • Seguidores42
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjto-realiza-show-na-penitenciaria-de-cariri/1191894

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)