Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Governo firma parceria com indústrias para reaproveitamento de tecidos

    há 15 anos

    O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, firmou parceria inédita na quinta-feira (30), em Maringá, com o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest) para o reaproveitamento de materiais da indústria têxtil da região. A parceria foi assinada durante a 8ª edição do Concurso Talentos da Moda Paranaense – Fiep Criando Moda, que neste ano teve a Amazônia como tema.

    “A intenção principal do acordo é reaproveitar materiais como retalhos, papelões e cones de plástico que geralmente são destinados a aterros sanitários”, disse Rasca. Segundo ele, estes resíduos poderiam ser reaproveitados na confecção de produtos como acolchoados, edredons e enchimentos de painéis de veículos, por exemplo.

    A iniciativa faz parte dos trabalhos do programa Desperdício Zero, da Secretaria, que tem como objetivo estimular a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, reduzindo o volume encaminhado diariamente aos aterros sanitários.

    Na região de Maringá há cerca de 1.200 indústrias têxteis, que geram 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos, com produção mensal de mais de 7 milhões de peças de vestuários. “Se cada uma destas empresas descartasse um quilo de tecido por dia, certamente seria gerado um grande passivo ambiental. E a gente sabe que isso acaba acontecendo”, afirmou a gerente executiva do Sindivest, Rosangela Correa.

    Ela acrescentou que uma das propostas do termo é que o Sindicato promova palestras permanentes com seus 654 associados para aumentar a conscientização e o envolvimento de todos. “Nosso objetivo é instruí-los na prática de produção ecologicamente correta”.

    Para o coordenador do programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, o reaproveitamento destes materiais da indústria têxtil ainda pode ser considerado fundamental para geração de empregos. “A gente não quer que o Paraná compre de fora o que tem aqui. Com a assinatura do termo poderemos gerar novos empregos e renda em todas as empresas filiadas do Sindivest”, concluiu.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-firma-parceria-com-industrias-para-reaproveitamento-de-tecidos/157793

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)