Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
13 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisa da Unimontes avalia poluição no São Francisco

    há 16 anos

    A concentração de metais pesados e de outros elementos poluentes nas águas do Rio São Francisco está sendo avaliada em pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O levantamento é pioneiro e o diagnóstico deverá ser concluído até o fim de 2009.

    O professor Hernando Baggio, do curso de Geografia da Unimontes/ Campus de Pirapora, e o professor Adolf Heinrich Horn, da UFMG, coordenam o trabalho.”O projeto tem como objetivo principal fazer uma caracterização da qualidade ambiental da água superficial e dos sedimentos no fundo do rio, no percurso entre Três Marias e Pirapora. Estão sendo analisadas em laboratório as amostras de água e sedimentos coletadas em 100 pontos ao longo do trecho, explica Hernando Baggio.

    Denominado oficialmente de “A situação ambiental da água superficial e dos sedimentos de corrente e fundo do Rio São Francisco entre as cidades de Três Marias e Pirapora – MG: Estudo da concentração de metais pesados nos sedimentos e água, sua liberação, transporte e reações químicas no meio ambiente”, o estudo recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), sendo liberados recursos da ordem de R$ 50 mil.

    Ainda de acordo com o professor Hernando Baggio, a pesquisa será de fundamental importância para se medir o nível de poluição das águas do Rio São Francisco. Ele assinala que a bacia é atingida por vários fatores poluentes ao longo do trecho abordado na pesquisa. “Sabemos, que esse segmento do Rio São Francisco, entre as cidades de Três Marias e Pirapora, sofre uma grande pressão antropogênica ligada ao extrativismo vegetal - monoculturas com pinus e eucaliptos e agricultura comercial -, efluentes urbanos - lixões, esgotos domésticos e industriais - e, principalmente, as indústrias de refinamento de zinco e ferro-sílica, localizadas às margens do rio”, observa Baggio.

    O estudo será a maior abordagem geoquímica ambiental feita no Rio São Francisco no trecho compreendido entre Três Marias e Pirapora. Serão feitas análises da qualidade da água, observando alguns parâmetros como: PH, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade elétrica e turbidez. Serão avaliadas a origem, concentração e distribuição dos metais pesados na água superficial e nos sedimentos no fundo do rio. “As análises permitirão fazer um diagnóstico atual e real, sobre a qualidade ambiental em que se encontra a água do rio São Francisco. Os resultados da pesquisa auxiliarão os gestores municipais, estaduais e federais na implementação de ações, buscando alternativas para um melhor gerenciamento ambiental da bacia do Rio São Francisco e conseqüentemente suas sub-bacias”, finaliza o professor Baggio.

    Parceria

    Ainda por intermédio de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou uma outra pesquisa, que teve por objetivo avaliar o grau da poluição atmosférica provocada pelas indústrias ferro-sílicas, localizadas nos municípios de Pirapora e Várzea da Palma, e os seus efeitos na saúde da população. O projeto também foi desenvolvido pelo curso de Geografia do Campus de Pirapora, sob a coordenação do professor Hernando Baggio, com a colaboração do professor Adolfo Heinrich Horn, da UFMG.

    A pesquisa foi iniciada em 2006, com a instalação de aparelhos captadores dos resíduos lançados na atmosfera. Os trabalhos de campo já foram concluídos, mas ainda não ocorreu a divulgação dos resultados.

    Título Pesquisa da Unimontes avalia poluição no São Francisco
    Autor Secretaria de Estado de Governo Data 10/11/2008
    Links
    Arquivos
    Fonte: Renato Lopes

    • Publicações1676
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações193
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisa-da-unimontes-avalia-poluicao-no-sao-francisco/167052

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)