Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ALPB conscientiza sobre Esclerose Múltipla

    O Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla foi lembrado através de uma sessão especial na Assembléia Legislativa da Paraíba na manhã desta terça-feira (11.08). Representantes da Associação Paraibana de Esclerose Múltipla (Apbem), Ministério Público da Paraíba, Divisão de Psicologia da ALPB e profissionais médicos, discutiram no plenário Deputado José Mariz questões relacionadas à doença.

    O presidente da Apbem, Severino José de Araújo, ressaltou na ocasião a importância do esclarecimento como forma dos portadores obterem um diagnóstico adequado e também de se combater o preconceito. De acordo com ele, há uma estimativa de que existam 120 portadores de esclerose múltipla, já que há números ainda não quantificados no interior do Estado.

    Ele ainda falou sobre o trabalho desenvolvido pela Apbem no apoio aos portadores da doença. “A Apbem tem como intuito maior levar informações, palestras sobre o direito dos portadores, oficinas de arte que funcionam como terapia, além da assistência psicológica fornecida pela ALPB, fisioterápica disponibilizada pelos professores da UFPB. Temos feito tudo para congregar os portadores e para que estes possam viver melhor com essa patologia”.

    A neurologista especializada em esclerose múltipla, Bianca Oliveira explicou que a é uma doença crônica inflamatória, desmilienizante, ou seja, lesa a bainha de mielina, que é o envoltório que protege a célula nervosa, causando alterações no sistema nervoso central, no cérebro e na medula. Os sintomas mais comuns, dependendo de cada indivíduo são: perda visual, fadiga, alterações no controle das funções fisiológicas, perda de força, gerando paralisias, dificuldade para engolir e perda de memória.

    Segundo a médica, o ideal é que o profissional que pense no quadro de esclerose múltipla, em pacientes jovens que apresentem esses sintomas, devem fazer o encaminhamento necessário. Porque ao contrário do que as pessoas pensam, a EM acomete muito mais adultos jovens (20 a 40 anos).

    “A doença não tem cura e pode ter um caráter progressivo,mas existem medicações que são fornecidas pelo Ministério da Saúde para controle da doença. Com o diagnóstico precoce, início do tratamento específico de preferência em um centro especializado em cuidar desse paciente, ele tem uma vida normal”, esclareceu ela.

    O autor da propositura da sessão, deputado Dunga Júnior (PTB) avaliou positivamente as discussões. “Estarei apresentando como projeto de lei, a criação do Centro de Esclerose Múltipla da Paraíba, além de organizarmos uma caravana para visitar o centro de Pernambuco. Também farei a proposta da criação do Dia Estadual de Esclarecimento da Esclerose Múltipla. As discussões também irão para o âmbito da Comissão de Saúde da Casa”.

    • Publicações4618
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alpb-conscientiza-sobre-esclerose-multipla/1673998

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)