Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em um ano de gestão Cesar Rocha adota tecnologia para o combate à morosidade

    há 15 anos

    A partir de hoje, 27 tribunais do país estão aptos a remeter eletronicamente os processos que serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, isso dará maior velocidade à tramitação dos casos. Para se ter uma idéia, o tempo entre a saída do processo do tribunal de origem até a chegada ao gabinete do ministro, que leva de seis a sete meses, é reduzido a alguns minutos, explicou Cesar Rocha, que completa hoje (3) um ano na Presidência do STJ.

    Em solenidade no STJ, ao lado do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Cesar Rocha ressaltou que a economia em dinheiro também será significativa. Nós pagamos por ano cerca de R$ 20 milhões aos correios apenas para a remessa e retorno de processos entre os estados e o STJ. Entre as vantagens, há ainda maior segurança, comodidade e melhoria do ambiente de trabalho.

    Sete tribunais já estavam remetendo os processos eletronicamente: os da Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e os Tribunais Regionais Federais da 1ª, 2ª e 5ª Região. Hoje mais vinte tribunais aderiram ao Justiça na Era Virtual, ambicioso projeto do STJ que tem a meta de informatizar todo o trâmite processual e acabar com os processos de papel até 2010. Isso tudo vai fazer com que o STJ se torne o primeiro tribunal nacional do mundo a eliminar o papel na tramitação de seus processos, aposta o ministro Cesar Rocha.

    A conversão dos processos físicos em digitais teve início no STJ no dia 2 de janeiro de 2009. O ministro Cesar Rocha apresentou os resultados significativos dessa iniciativa. Até agosto foram digitalizados 113.794 processos. Desde a primeira distribuição em junho, já foram julgados 11.880 processos eletrônicos. Essa modernização reduziu de 33 dias para 16 o tempo de publicação dos acórdãos.

    Todo o esforço em modernizar o trâmite processual tem um objetivo maior fazer a justiça chegar mais rápido aos cidadãos que buscam o Poder Judiciário. Nesse sentido, disse, a entrada em vigor da Lei dos Recursos Repetitivos também foi fundamental. Desde o início da aplicação da Lei n. 11.672/08, o número de recursos recebidos pelo STJ foi reduzido em 26%.

    No balanço de um ano de gestão, o presidente do STJ destacou outras ações que deram mais eficiência aos trabalhos do Judiciário, como cadastramento da conta única para penhora de valores em dinheiro mediante o convênio Bacen-Jud. O cadastramento dessa conta é totalmente virtual e há mais de 400 protocolos registrados. Os trabalhos em todos os órgãos julgadores do STJ também ganharam eficiência e velocidade com a implantação integral do Programa de Automação de Julgamentos.

    Incentivados pelo presidente, os ministros do STJ fizeram esforço concentrado para reduzir o número de processos nos gabinetes. Já foram realizados mais de dez mutirões aos sábados para julgar os casos mais antigos e prioritários, resultando na apreciação de aproximadamente três mil processos. Cesar Rocha afirmou que, ao assumir a Presidência em setembro de 2008, havia mais de 300 processos pautados na Corte Especial, que agora se encontra com a pauta em dia.

    O ministro Cesar Rocha apostou na tecnologia como ferramenta de combate à morosidade e enaltece a parceria dos demais ministros e servidores do STJ. Essa modernização tecnológica foi fruto de um trabalho exaustivo e entusiasmado de todos os ministros e servidores desta Casa. O sistema de virtualização dos processos é criação da inteligência dos nossos servidores e técnicos, que desenvolveram um software de forma que não precisamos pagar nenhum licenciamento para operação desse sistema, que, inclusive, já estamos oferecendo a outros tribunais.

    De acordo com Cesar Rocha, o esforço foi contagiante. Prova disso é que, nesta quinta-feira, também foi assinado um convênio entre o STJ, o Conselho da Justiça Federal e os presidentes do cinco tribunais regionais federais com propósito de virtualizar a Justiça Federal. A meta é digitalizar, a partir do dia 2 de janeiro de 2010, todos os processos que ingressarem no primeiro ou segundo grau da Justiça Federal. Para isso, foi firmado um contrato com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que juntos vão financiar o projeto.

    • Publicações19150
    • Seguidores13359
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-um-ano-de-gestao-cesar-rocha-adota-tecnologia-para-o-combate-a-morosidade/1842975

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)