Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    EMOçãO E INDIGNAçãO MARCAM LANçAMENTO DE CAMPANHA CONTRA ABUSO SEXUAL DE CRIANçAS E ADOLESCENTES

    O depoimento de uma mãe que teve sua filha de apenas três anos e meio abusada sexualmente pelo próprio pai causou emoção e indignação ontem (16/09), durante o lançamento da campanha promovida pelo Ministério Público e Assembleia Legislativa sobre o tema. Cerca de 300 pessoas compareceram à solenidade. O evento foi realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios.

    A campanha Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes Ajude-nos a mudar esta página será desenvolvida pelo Ministério Público Estadual e Assembleia Legislativa, com apoio da Câmara Municipal de Cuiabá, Centro Universitário Unirondon e Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

    Essa campanha é uma tentativa de mudança que reconhece o valor da união para a busca dos mesmos ideais. É o Ministério Público, como instituição de defesa do Regime Democrático, trabalhando em parceria com instituições que representam a vontade popular, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho.

    De acordo com o titular da Procuradoria Especializada da Infância e Juventude, procurador de Justiça Paulo Prado, a campanha prevê ações que buscam esclarecer e sensibilizar a sociedade e os poderes constituídos sobre as consequências do abuso sexual contra crianças e adolescentes e a necessidade de formação de uma rede de proteção às vítimas.

    Essa campanha é de todos nós. Vamos sair às ruas, indo às escolas e aos centros comunitários para esclarecermos a população sobre o tema. Nessa primeira etapa, cerca de 500 alunos das universidade parceiras serão orientados e passarão a ser multiplicadores de informações nos bairros, informou Prado.

    Para garantir que a informação chegue à população de forma acessível e clara, o Ministério Público, por meio da promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Corrêa, elaborou uma cartilha que irá facilitar os trabalhos dos multiplicadores. A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal vão providenciar a impressão de 50 mil exemplares do material.

    O promotor de Justiça José Antônio Borges Pereira, que atua na Promotoria da Infância e Juventude de Cuiabá, destacou que o trabalho integrado entre as instituições e as universidades no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes representa um março, mas alertou sobre a necessidade de o Estado estar preparado para atender a demanda. Essa campanha vai levantar feridas e com certeza haverá o aumento da demanda. O Estado precisa estar preparado para oferecer um atendimento eficiente, afirmou o promotor de Justiça.

    Ele reclamou da falta de estrutura da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente e falou sobre a necessidade de o Ministério Público e Judiciário manterem , respectivamente, promotores de Justiça e juízes, específicos para atuarem nos casos de pedofilia.

    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, assegurou que o Parlamento está preocupado com a questão e vem desenvolvendo ações contra a pedofilia. Garantiu também que serão previstas no orçamento de 2010 verbas para melhorar o atendimento nessa área.

    De acordo com dados divulgados durante o lançamento da campanha, entre os anos de 2006 a 2008 foram registrados em Mato Grosso 4.579 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. O montante refere-se apenas aos dados repassados pelos 30 Centros de Referência e Assistência existentes no Estado.

    Acesse a Cartilha: Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes Ajude-nos a Mudar Esta Página

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emocao-e-indignacao-marcam-lancamento-de-campanha-contra-abuso-sexual-de-criancas-e-adolescentes/1885455

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)