Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CPI ouve presidente do Cremesp e vítima de erro médico

    A CPI constituída com a finalidade de investigar denúncias de erro médico, presidida pelo deputado José Bittencourt (PDT), ouviu, nesta terça-feira, 29/9, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Henrique Carlos Gonçalves, e a vítima de erro médico Elizabeth da Silva Borba e Brito.

    O presidente do Cremesp afirmou que o órgão tem agido em todos os campos da medicina, inclusive na fiscalização. Contudo, em sua opinião, os governos têm deixado a desejar na proteção à saúde das pessoas.

    Informou que 80% dos casos de denúncias de erro médico decorrem de falha estrutural dos serviços de saúde. Os outros 20% são efetivamente falhas cometidas por médicos, em geral em função da má formação acadêmica. "Somos campeões em número de escolas de medicina, mas em termos de qualidade, deixamos muito a desejar", declarou.

    De acordo com os esclarecimentos do depoente, os médicos podem ser julgados em quatro instâncias: criminal, cível, administrativa e ético-profissional, pelos seus pares, através dos conselhos regionais de medicina de cada Estado.

    Quando se trata de erro médico, o Cremesp leva as investigações às últimas consequências, afirmou Henrique Carlos, negando a existência da chamada "máfia branca" e reiterando o interesse do conselho de esclarecer todas as denúncias que recebe.

    Elizabeth da Silva Borba e Brito contou aos deputados a série de erros médicos dos quais foi vítima. Sua saga começou quando, numa cirurgia de vesícula, associada a cirurgia plástica, não teria sido colocado um dreno, levando à ruptura do músculo reto abdominal. A partir daí, Elizabeth iniciou um verdadeiro périplo por hospitais, sendo submetida a intervenções e exames, um deles lhe causando graves queimaduras. Atualmente, tramitam dois processos referentes aos direitos do consumidor. No entanto, de acordo com Elizabeth, os processos não puderam ser julgados porque o Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), órgão governamental, teria periciado erradamente o seu problema.

    Compareceram também à reunião da CPI os deputados Milton Flávio (PSDB), Uebe Rezeck (PMDB), Pedro Tobias (PSDB) e João Barbosa (DEM).

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cpi-ouve-presidente-do-cremesp-e-vitima-de-erro-medico/1924979

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)