Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caso Baiano : Equipes da TV e Rádio Justiça estarão em Rio Branco para cobertura do Júri na próxima segunda-feira (9)

    há 14 anos

    Tendo em vista que há uma decisão judicial sobre a cobertura da imprensa no julgamento do caso Baiano, também conhecido como crime da motosserra, os procedimentos a serem adotados na próxima segunda-feira (09) serão os mesmos quando do Júri realizado em setembro deste ano.

    Desta vez, serão submetidos a Júri Popular os réus Pedro Pascoal Duarte Pinheiro (processo nº 001.99.010284-0), Aureliano Pascoal Duarte Pinheiro (001.03.006397-4) e Amaraldo Uchoa Pinheiro (001.06.003822-6), que foram denunciados e pronunciados juntamente com Hildebrando Pascoal Nogueira Neto, Adão Libório de Albuquerque, Alex Fernandes Barros (já julgados pelo processo nº 001.99.010284-0), Sete Bandeira Pascoal e Alípio Vicente Ferreira (falecidos) como autores do assassinato do mecânico Agilson Santos Firmino, o "Baiano", crime ocorrido em julho de 1996.

    Além de equipe de repórteres e cinegrafistas da TV Justiça, a cobertura também será feita por equipe da Rádio Justiça. Juntas, elas irão assegurar a cobertura completa do julgamento. A TV será responsável pela captação de todas as imagens no interior do Tribunal do Júri e se responsabilizará por repassar o conteúdo a todos os veículos de comunicação que tiverem interesse. Já a Rádio transmitirá o julgamento ao vivo, a partir das 8h da manhã de segunda-feira, horário local de Rio Branco (-2 em relação ao horário oficial de Brasília).

    A Rádio pode ser sintonizada na freqüência 104,7 FM, em todo o Distrito Federal, pelo satélite ou pelo site, no endereço eletrônico www.radiojustica.jus.br. Emissoras interessadas em captar o som da Rádio Justiça podem fazê-lo via satélite. As coordenadas são: satélite Brasilsat C2, frequência de descida 3649 MHz, polarização vertical, symbol rate 4,399 Mbps, FEC 3/4, PID de Áudio 0350.

    Por sua vez, as fotografias dentro do plenário serão realizadas pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça, que disponibilizará todo o material no portal do TJAC na Internet www.tjac.jus.br.

    Participação da comunidade e da imprensa

    Dos 180 lugares disponíveis no plenário, 64 serão destinados à comunidade (advogados, estudantes e interessados em geral) e à imprensa, cujos assentos no plenário do Tribunal do Júri (Fórum Barão do Rio Branco. Rua Benjamin Constant, 1.165. Centro) estarão devidamente identificados. A ocupação desses espaços acontecerá de acordo com a ordem de chegada no local, sendo que para cada veículo de comunicação serão disponibilizados dois lugares.

    Como forma de auxiliar o trabalho da imprensa, e do mesmo modo como foi disponibilizado durante o Júri ocorrido entre os dias 21 e 23 de setembro deste ano, a Direção do Tribunal de Justiça manterá nas dependências do Fórum uma sala de imprensa, equipada com computadores, impressoras e acesso à Internet sem fio.

    Os profissionais da imprensa poderão utilizar equipamentos de gravação de áudio e notebook, inclusive com sistema wireless (sem fio), disponibilizado pelo TJAC, que permite a conexão à Internet. No entanto, não poderão realizar a gravação de imagens, sendo vetado, portanto, o uso de câmeras fotográficas, filmadoras, ipods, celulares e quaisquer equipamentos digitais que possibilitem a captação de imagens.

    A decisão foi tomada por meio de liminar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), editada no dia 18 de setembro. No dia anterior (17), porém, o Pleno Adminstrativo do TJAC já havia decidido pela revogação de parte da Portaria nº 8 (Diário da Justiça Eletrônico, 20.08.2009, fl. 55), instituída pelo Juiz da Vara para disciplinar o acesso da imprensa ao local.

    O conselheiro Jefferson Kravchychyn, relator do Pedido de Providências (PP 200910000050360) requerido por Leandro Gross, assegurou a proibição de filmagens e fotografias das testemunhas e dos jurados no interior do Plenário do Tribunal do Júri de Rio Branco. Mas a liminar assegura que no julgamento do "caso baiano" ou "crime da motosserra seja realizada a gravação de imagens pela TV Justiça, emissora oficial do Poder Judiciário, vinculada ao Supremo Tribunal Federal.

    Mesmo antes do pronunciamento do Conselheiro, o Pleno Administrativo do TJAC, em procedimento instaurado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (SINJAC), já havia revogado, por maioria de seus membros, o artigo 1º parágrafo único da Portaria editada pelo Juiz, cujo voto de autoria do relator Desembargador Adair Longuini, deu ênfase ao princípio da publicidade das sessões plenárias, com a conseqüente captação de imagens, mantendo o magistrado investido no seu natural poder de polícia. Confira a íntegra do acórdão do julgamento do processo nº

    Para mais informações, os interessados em ter acesso ao plenário imprensa e comunidade devem entrar em contato com a ASCOM por meio do telefone (68) 3211-5289 ou pelo e-mail ascom@tjac.jus.br .

    Leia mais:

    'Caso Baiano': Mais três acusados serão submetidos a Júri Popular no dia 9 de novembro , 04.11.2009.

    Após reunião de processos, Aureliano Pascoal, Amaraldo Uchoa e Pedro Pascoal serão julgados no mesmo dia

    Tribunal do Júri: Pedro Pascoal tem prisão preventiva decretada e será submetido a Júri nos dias 3 e 23 de novembro , 28.09.2009.

    Advogado desiste de defesa e adia mais uma vez julgamento de acusado de participação no crime da motosserra e assassinato de criança de 13 anos

    Encerrado o júri do 'Caso Baiano' , 23.09.2009.

    Julgamento durou três dias. Réu Pedro Bandeira, ausente por problemas de saúde, será julgado na próxima segunda-feira (28)

    Caso Baiano: MP pede 30 anos de prisão para os acusados e indenização de R$ 500 mil para família da vítima , 23.09.2009.

    Júri acompanha o debate entre acusação e defesa

    'Caso Baiano': Trabalhos do segundo dia de julgamento são encerrados após interrogatório dos réus, 22.09.2009.

    Júri reinicia às 8h desta quarta-feira (23) com a fase de debates entre acusção e defesa

    Tribunal do Júri: após serem ouvidas as testemunhas, os acusados do caso baiano são interrogados , 22.09.2009.

    Confira o andamento dos trabalhos no segundo dia de julgamento

    'Caso Baiano': Os trabalhos na manhã desta segunda-feira (21) , 21.09.2009

    Tribunal do Júri julga três dos sete acusados de matar o mecânico Agilson Firmino, o 'Baiano'

    Júri 'caso baiano': Em campanha pela Meta 2, Justiça acreana julga casos de repercussão nacional, 21.09.2009.

    Inicia nesta segunda-feira (21) o julgamento do 'caso baiano', também conhecido como 'crime da motosserra'

    Confira também:

    Galeria de Imagens da sessão de julgamento ocorrida nos dias 21, 22 e 23 de setembro deste ano.

    AGÊNCIA TJAC

    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM

    • Publicações2923
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caso-baiano-equipes-da-tv-e-radio-justica-estarao-em-rio-branco-para-cobertura-do-juri-na-proxima-segunda-feira-9/1996023

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)