Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Sete pessoas presas por sonegação durante "Operação Plástico"

    Um esquema de sonegação fiscal empreendido por empresas do setor de plásticos da Bahia, Sergipe e Santa Catarina foi desarticulado e sete pessoas foram presas nesta quinta-feira, dia 5, durante a Operação Plástico, deflagrada conjuntamente pelo Ministério Público baiano, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). Realizada simultaneamente nos três estados, a operação teve como alvo as empresas TAF Indústria de Plásticos, que tem sede em Joinville (SC) e filial em Lauro de Freitas (BA); Mugitec Indústria de Artefatos de Alumínio, em Vitória da Conquista (BA); Premium Construções e Incorporações, em Barreiras (BA); e Metalplástico Indústria Metal e Plástico, em Aracaju (SE).

    O grupo atuava no ramo de produção e comercialização de caixas plásticas protetoras para medidores de energia elétrica e caixas de hidrômetros, cometendo os crimes de sonegação fiscal, formação de cartel, falsidade documental e corrupção ativa de agentes públicos. O esquema fraudulento permitia que as empresas participassem de licitações, comercializando mercadorias com preços reduzidos, praticando subfaturamento e sonegação de impostos. O Estado da Bahia deixou de arrecadar cerca de R$ 30 milhões com o golpe. Além disso, foi descoberto um esquema de caixa dois, onde os valores sonegados eram depositados em conta de uma empresa do grupo que se encontra inapta no cadastro da Sefaz. Eles também efetuavam vendas sem nota fiscal e utilizavam familiares e funcionários como laranjas.

    Foram presos em Salvador o representante comercial Gilnei do Nascimento e a secretária Maria de Fátima Almeida Santos, ambos da TAF Indústria de Plásticos. Os proprietários da empresa, os irmãos Fernando, Fábio e Alexandre de Carvalho Ferreira foram presos em Santa Catarina. Em Aracaju, a operação efetivou a prisão dos proprietários da Metal Plástico, Antônio Romário e Galmar de Souza. Além das prisões, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão de documentos, mídias, computadores e outros elementos encaminhados para a Dececap. A operação teve a participação dos promotores de Justiça Ivan Machado, do Gaesf, e Marcelo Cerqueira, do delegado da Dececap Pilly de Farias Dantas e de cerca de 30 policiais.

    • Publicações4287
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações872
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sete-pessoas-presas-por-sonegacao-durante-operacao-plastico/1996324

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)