Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Museu do Amanhã será instalado no Cais do Porto

    há 15 anos

    Por Elianah Jorge

    Local abandonado na cidade, a região portuária do Rio de Janeiro tem tudo para, em breve, se tornar uma das áreas mais cobiçadas da cidade. Foi anunciada hoje (18/11) a criação do Museu do Amanhã, nos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto. O governador Sérgio Cabral participou da apresentação do projeto e acompanhou a assinatura do termo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Roberto Marinho e a Companhia Docas do Rio de Janeiro, que cedeu os armazéns para serem transformados em sede do Museu e ajudar a revitalizar a região.

    O Museu do Amanhã tem o objetivo enfocar a sustentabilidade e mostrar as conseqüências da relação entre o homem e a natureza, além de provocar no meio social a reflexão sobre as ações humanas no planeta.

    - O Brasil é o país mais indicado para sediar o Museu do Amanhã graças à sua incrível biodiversidade, que representa cerca de um terço de todas as espécies encontradas do planeta. No Brasil, o lugar ideal para a construção do Museu do Amanhã é o Rio de Janeiro, dono de beleza natural incomparável e palco de um março histórico pela conservação da natureza, a Rio 92 - declarou José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, organização à frente do projeto do museu.

    Em fase de estudos, o museu será um espaço inovador. Para enfocar questões relevantes para a sobrevivência humana e a preservação do planeta haverá salas temáticas. Entre os temas abordados estão: o efeito estufa, o uso racional da água e do solo e as diversas formas de energia.

    - O Museu do Amanhã, numa parceria da Fundação Roberto Marinho com as instituições públicas, é mais um golaço na recuperação desta área fantástica da cidade. Nós temos certeza que, ao longo de anos de trabalho, ela se transformará numa nova área para a cidade do Rio de Janeiro, em uma área de entretenimento, de residência e de negócios. É um presente para 2014, para a Copa do Mundo, e um grande presente para as Olimpíadas de 2016. Eu vou hoje para a Istambul e vou contar lá a novidade do Museu do Amanhã na área portuária do Rio - declarou o governador Sérgio Cabral.

    O espaço do novo museu não será restrito aos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto. O Governo do Estado cedeu ao Museu do Amanhã o prédio da Polinter, localizado em frente aos galpões e atualmente desativado.

    - O Estado se sente muito honrado em firmar esta parceria com a Fundação Roberto Marinho, cedendo o prédio da Polinter para o Projeto Museu do Amanhã - disse o governador.

    Para realizar os estudos do museu, foi contratado o renomado designer americano Ralph Appelbaum, que também desenvolveu o projeto do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

    Designado pelo presidente Lula para revitalizar e fomentar o desenvolvimento dos portos do todo o país, o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, lembrou que o projeto vai promover a reconfiguração de uma das áreas mais abandonadas da cidade:

    - Tínhamos que avançar rapidamente para a grande meta da cidade do Rio de Janeiro que é a integração entre o porto e a cidade, que é a transformação radical de uma das áreas mais bonitas do Rio de Janeiro em algo acessível para o povo do Rio, aos brasileiros e também aos estrangeiros - afirmou o ministro-chefe Pedro Brito.

    Previsto para ser inaugurado em 2012, o Museu do Amanhã será mais um atrativo da Cidade Maravilhosa, que recebe anualmente milhares de turistas de todo o mundo.

    Estiveram presentes o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a secretária de Cultura, Adriana Rattes, o secretário de Desenvolvimento, Julio Bueno, entre outros.

    • Publicações1435
    • Seguidores150
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações279
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/museu-do-amanha-sera-instalado-no-cais-do-porto/204970

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)