Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Julgamento de Bahá ís mobiliza brasileiros

    Líderes da fé serão julgados no Irã dia 07.02

    A religião Bahá í surgiu na antiga Pérsia e atualmente possui cerca de 7 milhões de adeptos espalhados em mais de 170 países. No Brasil, a Comunidade Bahá í está presente há quase um século e conta com cerca de 57.000 praticantes. Contudo, em alguns países como no Egito e no Irã, os bahá ís são perseguidos.

    No Irã, desde a Revolução de 1979, os bahá ís sofrem, pois não podem manifestar sua religião abertamente, tem suas casas saqueadas e não conseguem acessar serviços como educação e até mesmo trabalho. Além disso, muitos praticantes são presos sumariamente e outros, desapareceram ou foram mortos.

    Ressalta-se que desde a Revolução dos Aiatolás o povo iraniano sofre consideravelmente, mesmo aqueles que professam a fé islâmica. No livro Persépolis, de Marjane Satrapi, bisneta do antigo imperador iraniano, pode-se observar o recrudescimento do regime teocrático, como o fechamento do liceu francês misto, o uso compulsório do véu, as perseguições políticas, prisões sumárias e a constante presença dos guardiões da revolução. Por conta do ambiente de extrema repressão, a menina muda-se para a Áustria e percebe que a intolerância religiosa está presente em diversos lugares.

    Imagem do livro “Persépolis”

    Nesse clima de intolerância religiosa, no próximo dia 7 de fevereiro, sete líderes bahá ís serão julgados pela Corte Revolucionária do Irã, conforme a lei de sharia. No último dia 28, dois dissidentes já foram executados pela corte. Diante dessa situação, representantes de organizações civis e de defesa de direitos humanos no Brasil pleiteiam a presença de observadores independentes durante o julgamento e organizam um ato de solidariedade e apelo aos líderes bahá ís, que será realizado no dia 4 de fevereiro, em São Paulo.

    A carta com o pedido deverá ser encaminhada ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, e conta com a assinatura de autoridades respeitáveis, como José Gregori, ex-Ministro da Justiça. O pedido é importante, já que o Brasil possui uma boa relação com o Irã, principalmente no que tange às atividades econômicas.

    A questão dos direitos humanos e da tolerância religiosa é fundamental para o deslinde deste caso. Aliás, interessante citar um ensinamento da fé Buhá ís "...somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... as gotas de um único mar...".

    (CG)

    Link relacionado:

    Portal da Fé Bahá í : http://www.bahai.org.br/

    • Publicações599
    • Seguidores105
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/julgamento-de-baha-is-mobiliza-brasileiros/2073679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)