Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CNMP discute resolução sobre exercício de cargos públicos por membro do MP

    O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) analisa na sessão desta terça-feira, dia 9 de março, proposta com o objetivo de alterar a resolução n. 05/06, sobre a ocupação de funções públicas por membros do MP. De autoria do conselheiro Cláudio Barros, a proposta estava sob análise do conselheiro Almino Afonso, que deve apresentar voto-vista amanhã. O objetivo da alteração é revogar três artigos da resolução n. 05/06: o artigo 2º, que proíbe aos membros do MP o exercício de função pública, salvo uma de magistério; e os artigos 3º e 4º, que vedam qualquer interpretação de lei no sentido permitir o exercício de cargos públicos por promotores e procuradores. A proposta não altera o artigo sobre a proibição de atividade político-partidária (veja as íntegras da resolução n. 05/06 e da proposta de mudança ).

    Estágio no MP - O Plenário também deve analisar seis processos sobre adequação dos MPs à resolução n. 42/2009, que trata do programa de estágio. Aprovada em junho do ano passado, a resolução estabeleceu requisitos mínimos para a contratação de estagiários em todo o MP. O período máximo de estágio, por exemplo, passou a ser de dois anos, consecutivos ou alternados, salvo no caso de portadores de deficiência. O programa de estágio tem de incluir seguro anual múltiplo contra acidentes pessoais em favor dos estudantes. Além disso, a quantidade de estagiários não pode ser maior que o dobro do número de membros em exercício, para a área jurídica, nem superior a 30% do total de servidores em exercício, para a área administrativa. Amanhã o Plenário irá apreciar os processos que acompanham a situação dos estagiários nos Ministérios Públicos Federal (MPF), do Mato Grosso (MP-MT), de Sergipe (MP-SE), de Minas Gerais (MP-MG), de Rondônia (MP-RO) e de Roraima (MP-RR).

    A 3ª sessão ordinária de 2010 será realizada amanhã, a partir das 9h, no auditório do CNMP (endereço: bloco E, edifício Terracotta, SHIS QI 3, lote A, Lago Sul). As sessões do Conselho são abertas ao público e transmitidas ao vivo pela internet.

    Fonte: CNMP

    • Publicações4421
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cnmp-discute-resolucao-sobre-exercicio-de-cargos-publicos-por-membro-do-mp/2110275

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)