Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Assembléia aprova CPI Bancoop

    O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, assinou ontem documento que autoriza a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop). A entidade é alvo de denúncia de desvio de recursos para supostamente financiar campanhas eleitorais do PT. A investigação deverá ser comandada pelo PSDB, com a provável indicação do deputado Samuel Moreira para presidir a CPI.

    Os deputados investigarão eventuais irregularidades envolvendo a Bancoop, que foi presidida pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O dirigente afastou-se do comando da entidade quando assumiu o cargo no partido, em fevereiro. Segundo o promotor de Justiça José Carlos Blat, da 1ª Promotoria Criminal da Capital, o total de desvio de recursos da cooperativa habitacional pode ultrapassar R$ 100 milhões. O promotor analisa que o montante desviado foi usado pelo PT para o financiamento de campanhas eleitorais do PT, com a participação de Vaccari.

    De acordo com a tradição da Assembléia Legislativa paulista, a presidência da CPI deve ficar nas mãos do autor do requerimento, o tucano Samuel Moreira, até ontem líder do PSDB na Assembléia. Moreira negou que haja um oportunismo eleitoral.

    O pedido de criação da CPI da Bancoop é de 2008, mas as denúncias contra a entidade voltaram ao noticiário no fim de semana e reforçaram a pressão na Assembléia pela investigação do caso. Na sexta-feira, Blat pediu a quebra de sigilo bancário e fiscal de Vaccari.

    Samuel Moreira disse que a demora para a criação da CPI se deve ao regimento da Assembléia, que determina que essas comissões sejam instaladas de acordo com a ordem cronológica em que foram protocoladas. Só é permitido o funcionamento de cinco comissões no o período. A investigação do caso Bancoop deve começar no próximo mês. Depois da publicação no Diário Oficial da autorização para a instalação da CPI, os partidos têm 15 dias para fazer indicações para a comissão.

    Ontem, o PT saiu em defesa de Vaccari e disse que o tesoureiro é vítima de uma "escalada de ataques mentirosos, infundados e caluniosos" de alguns veículos de comunicação. Em nota, o presidente do partido, José Eduardo Dutra, disse que o PT acompanha as denúncias com "perplexidade" e que representará no Conselho Nacional do Ministério Público contra o promotor José Carlos Blat. Para o PT, o promotor quer "se promover às custas de acusações desprovidas de qualquer base jurídica ou factual."

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-aprova-cpi-bancoop/2112151

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)