Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    GRIPE H1N1 - Calendário de vacinação no Paraná

    Nesta segunda-feira, 8 de março, foi iniciada em todo Brasil a vacinação contra a Influenza A (H1N1). A campanha do Ministério da Saúde, referendada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), prevê a vacinação em cinco etapas de grupos prioritários da população até o dia 21 de maio e foi anunciada na última sexta-feira, 26 de fevereiro. O primeiro a receber a imunização, entre 8 e 19 de março, será o de indígenas e profissionais de saúde. A meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 91 milhões de pessoas contra a gripe em todo país. Segundo a SESA, a expectativa da vacinação não é evitar a disseminação do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já está presente em 209 países, mas sim manter ativos os serviços envolvidos na resposta à pandemia, bem como reduzir a morbimortalidade associada à moléstia.

    De acordo com orientação do MS e ratificado pela SESA, cada uma das fases de vacinação será voltada a um público específico, cabendo às Secretarias Municipais de Saúde a definição de ações de vacinação direcionadas a cada grupo. A meta mínima a ser atingida é de 80% da população. Para contribuir com esse trabalho, a Secretaria solicita o suporte do MP-PR na divulgação dessas informações.

    A SESA reforça que a estratégia de vacinação se orienta nos seguintes critérios:

    situação epidemiológica da Influenza A (H1N1) no Brasil;

    observação da segunda onda da doença no hemisfério norte;

    recomendação do Comitê Técnico Assessor da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização;

    recomendação da Organização Mundial de saúde e Organização Pan-Americana da Saúde para definir os grupos prioritários;

    articulação com sociedades científicas (CFM, ABEN, ABM, CONASS e CONASEMS);

    sustentabilidade dos serviços de saúde para organizar as estratégias para que não haja esgotamento na capacidade de atendimento oportuno à população;

    CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A (H1N1)

    8 a 19 de março

    Profissionais da Saúde e povos indígenas

    Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. A vacinação de indígenas abrangerá a totalidade da população que vive nas aldeias. A vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

    22 de março a 2 de abril

    Gestantes; crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses); pessoas com problemas crônicos com idade abaixo de 60 anos.

    Mulheres grávidas em qualquer período de gestação; as crianças devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose; observar a definição destas co-morbidades, lembrando que pessoas com mais de 60 anos serão vacinados mais tarde.

    5 a 23 de abril

    População de 20 a 29 anos

    Qualquer pessoa nessa faixa etária.

    24 de abril a 7 de maio

    Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade).

    O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum. Quando eles forem tomar a vacina, receberão também imunização contra o vírus influenza A (H1N1) quando apresentam co-morbidades.

    10 a 21 de maio

    População de 30 a 39 anos

    Qualquer pessoa nessa faixa etária.

    09/03/2010

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações582
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gripe-h1n1-calendario-de-vacinacao-no-parana/2112736

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)