Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça Federal lança o Processo Judicial Eletrônico

    Nesta segunda-feira, às 10 horas, ocorreu na sede da Justiça Federal, o lançamento do Processo Judicial Eletrônico (PJE). O Rio Grande do Norte será o Estado pioneiro no país no uso do novo sistema que facilitará o acesso ao Judiciário brasileiro. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, e também foi prestigiado pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador José Barbosa Filho.

    O novo sistema, que permite a tramitação digital dos processos judiciais na íntegra - desde a petição inicial até o término da ação - será utilizado inicialmente nas Varas Cíveis Federais do estado, localizadas nas cidades de Mossoró, Caicó e Natal. A utilização do PJE tem por objetivo agilizar o andamento processual e ampliar o acesso à Justiça, proporcionando também maior transparência à atividade judicial uma vez que poderá ser acessado pelas partes através da internet.

    A utilização do Processo Judicial Eletrônico, inicialmente, será facultativa para as partes. Não haverá qualquer alteração no modo de tramitação dos feitos relativos a ações criminais, execuções fiscais e processos que já tramitam eletronicamente nos Juizados Especiais Federais. Mas vale salientar que ingressando com a ação no ambiente virtual, toda a marcha processual será por meio eletrônico. Já os processos físicos, que estão em tramitação, não terão qualquer alteração. As mudanças passam a ser válidas para os novos processos.

    A partir de setembro, de modo paulatino, classe a classe, os processos terão que ser obrigatoriamente ajuizados no sistema eletrônico. Servidores, magistrados, procuradores e advogados que atuam no Rio Grande do Norte receberão treinamento para utilização do PJE. Por isso, vale o alerta para que advogados e procuradores providenciem a sua certificação digital (carteira de identificação eletrônica), condição indispensável para cadastramento e utilização do PJE.

    No âmbito do TRT potiguar, o sistema passará por ajustes para adequação da plataforma já existente às necessidades da justiça trabalhista. O calendário para a implantação do PJE será discutido em breve em Brasília.

    • Publicações2103
    • Seguidores630367
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-lanca-o-processo-judicial-eletronico/2158152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)