Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
9 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Sossella propõe audiência pública para discutir questões da atividade de transporte de carga

    Sossella entrega requerimento na Comissão de Serviços Públicos O deputado Gilmar Sossella (PDT), propõe uma audiência pública para debater o reconhecimento legal da atividade da Associação dos Transportadores de Cargas Gerais Ltda e da Cooperativa de Transporte de Cargas Geral Ltda - COORAL, do município de Marau, com a participação das demais associações e cooperativas do setor.

    A COORAL foi criada em novembro de 2001 por um grupo de transportadores autônomos, de Marau e região. Parte de seus associados criaram a Associação dos Transportadores de Cargas Gerais, que congrega atualmente 103 transportadores, proprietários de aproximadamente 840 unidades, considerados cavalo-trator e semi-reboque. Ambas possuem fins econômicos não lucrativos e de natureza civil.

    A Associação tem como objetivo, a criação de um “fundo de auxílio, em moeda corrente nacional, para a cobertura de sinistros, envolvendo os veículos de transportes e cargas dos associados. Esse fundo evitaria o gasto com contrato de seguro para cobertura de danos e furto/roubo, que custa entre 10% e 15% do valor do veículo segurado, por ano. Além do que, ocorrendo o sinistro, o segurado enfrenta um processo de regulação lento e complicado, recebendo o valor da cobertura num prazo médio de 90 dias.

    Considerando esse fato, a Entidade criou o “Grupo de Rateio de Risco”, onde o associado adere e, em caso de acidente, a Entidade auxilia o associado cobrindo total ou parcialmente o dano sofrido. Caso não haja sinistro, o valor final do exercício é devolvido.

    Segundo a Associação e a Cooperativa, as atividades de associação e cooperação têm demonstrado que esta é a forma mais adequada e correta para enfrentar as adversidades do mercado, permitindo assim aos associados e cooperados trabalharem de forma unida, como único modo de não sucumbirem às dificuldades que se apresentam.

    O pedido de audiência foi protocolado nesta quinta-feira (22), junto a Comissão de Serviços Públicos, presidida pelo deputado Fabiano Pereira.

    O ato foi acompanhado pelos representantes da direção da COORAL, presidente Diógenes Dias dos Santos, vice-presidente Adriano Dalla Corte, e o conselheiro, Fábio Zanella. Também estiveram presentes o presidente da FENACAT - Federação Nacional das Associações e Cooperativas de Caminhoneiros e Transportadores, Luiz Carlos Neves, e a assessora Jurídica, Virgínia Laira.

    No ato, Sossella afirmou que “Entendemos a importância das associações e cooperativas deste gênero que, de maneira solidária, buscam alternativas para manter e ampliar milhares de empregos e ao mesmo tempo, contribuir com o desenvolvimento do setor”, disse.

    * Colaboração de Xaene Pereira

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sossella-propoe-audiencia-publica-para-discutir-questoes-da-atividade-de-transporte-de-carga/2161186

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)