Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Operação interdita produção de indústria química em Atibaia

    Fabricante de esmaltes submete trabalhadores a esquema irregular de contratação por diária; empregados não têm máscara para se protegerem de tóxicos Uma diligência realizada na última quarta-feira, 28, pela procuradora Ana Lúcia Ribas Saccani Casarotto, do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, e por auditores fiscais do trabalho, interditou o laboratório de formulação química da indústria Hand's Colours, de Atibaia, fabricante de acetonas e esmaltes da marca Êxtase. O sindicato da categoria também acompanhou a operação. A indústria emprega mais de 30 trabalhadores no esquema de diaristas, sendo que todos cumprem jornada diária, o que configura vínculo empregatício e imputa ao empregador a obrigação de registrar os trabalhadores em carteira. Além disso, há relatos de trabalhadores registrados que foram demitidos e recontratados como diaristas, sem receber as verbas rescisórias devidas. Para a garantia dos direitos dos trabalhadores e visando a satisfação dos créditos trabalhistas, o MPT ingressou com uma medida cautelar na última sexta-feira, pedindo à Justiça a indisponibilidade dos bens da empresa para o pagamento das verbas devidas aos seus empregados, afirma a procuradora. Nos depoimentos tomados no local, os trabalhadores relataram que, além de serem submetidos a jornadas excessivas de até 15 horas, também recebem as verbas salariais com atraso. As remunerações variam de R$ 30 a R$ 40 por dia, dependendo do cargo exercido. As autoridades ainda constataram na diligência trabalhadores manipulando produtos como acetona sem usar máscaras adequadas ou equipamentos com excesso de utilização, o que é nocivo à saúde do trabalhador. A produção de esmaltes e acetonas não conta com o acompanhamento de um responsável químico. Também foram encontrados banheiros sem qualquer higienização. A produção da fábrica permanecerá interditada até a regularização total do meio ambiente de trabalho. Os representantes da empresa foram notificados a comparecer na próxima quarta-feira, 5, ao posto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Bragança Paulista, para apresentar documentação aos fiscais Rafael Mendes Garcia e Ednel Malta. Segundo a procuradora, serão adotadas posteriormente medidas judicias para o cumprimento das obrigações trabalhistas da Hand's Colour. TAC a indústria havia firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o MPT, relacionado ao cumprimento da legislação no pagamento de salários e na adequação de jornada de trabalho. Com a nova fiscalização, houve a constatação de descumprimento. De acordo com o procurador responsável pelo acordo, a multa prevista no termo, cujo valor ainda não foi calculado, será executada na Justiça.

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações236
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-interdita-producao-de-industria-quimica-em-atibaia/2173431

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)