Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministro nega HC para jovem internado por lesão corporal

    há 14 anos

    O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou o entendimento da Súmula 691 e determinou o arquivamento de Habeas Corpus (HC 103767) em que a Defensoria Pública do Estado de São Paulo pedia a liberdade de D.E.S.M.

    Em 2006, aos 16 anos, D.E. foi condenado por ato infracional correspondente à tentativa de homicídio e teve sua reprimenda convertida em serviços comunitários, após o juiz de primeira instância desclassificar o ato infracional para o correspondente a lesão corporal. No entanto, o Ministério Público recorreu da decisao e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aplicou ao adolescente medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado.

    A defesa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter a decisão, mas o relator naquela Corte indeferiu a liminar. Antes mesmo de aguardar o resultado do julgamento pelo colegiado do STJ, a defesa apresentou este HC ao Supremo e, por isso, pediu a não aplicação da Súmula 691, segundo a qual o STF não pode conhecer de habeas corpus que tenha tido liminar indeferida em outro tribunal superior. Segundo a defesa, existe uma exceção para esses casos, quando há ilegalidade na prisão ou no processo.

    Argumentos

    A Defensoria Pública argumenta que, como a reprimenda aplicada a D.E. foi pelo delito equivalente a lesão corporal, já teria havido a prescrição da pretensão estatal educativa e que o adolescente não poderia sofrer reprimendas mais severas e duradouras do que as impostas aos adultos. Afirmou ainda que poderia haver a desproporcionalidade da medida socioeducativa de internação, pois a condenação teria sido por ato correspondendente a lesão corporal, e não a homicídio.

    Além disso, ressalta que o acusado, na época dos fatos, era primário e que não haveria necessidade de uma nova medida de internação, uma vez que depois desse fato esteve internado por dois anos e quatro meses por ato infracional equivalente a latrocínio. Afirma que o jovem já foi devidamente reeducado, conforme atestaram os técnicos da Fundação Casa por ocasião de sua desinternação e, do ponto de vista pedagógico e educativo, não haveria necessidade de uma nova internação.

    Por meio da liminar, pedia que o acusado aguardasse a decisão final deste HC em liberdade assistida. No mérito, que fosse extinta a pretensão socioeducativa do Estado e anulada a medida socioeducativa.

    Decisão

    No entendimento do ministro Ricardo Lewandowski, o caso não se enquadra nas possibilidades de afastamento da Súmula 691, que só pode ser ultrapassada nos casos de flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

    O ministro destacou ainda que a decisão do STJ contestada pela defesa apenas assentou a necessidade de uma análise mais detalhada do processo, o que não caracteriza constrangimento ilegal.

    Não há nesse ato ilegalidade flagrante, tampouco abuso de poder, afirmou o relator ao recomendar que se aguarde o pronunciamento definitivo do STJ e determinar o arquivamento do habeas corpus ajuizado no Supremo.

    CM/EH

    *Acompanhe o dia a dia do STF também pelo Twitter: http://twitter.com/stf_oficial

    • Publicações30562
    • Seguidores629145
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-nega-hc-para-jovem-internado-por-lesao-corporal/2184684

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)