Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores da área ambiental aguardam esclarecimento do STJ para retornar ao trabalho

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Luana Lourenço

    Repórter da Agência Brasil

    Brassília - Os servidores da área ambiental, em greve desde 7 de abril, ainda não definiram como será a volta ao trabalho de funcionários ligados ao licenciamento e à fiscalização, determinada ontem (12) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por 5 votos contra 3 os ministros decidiram que a greve não é ilegal ou abusiva, mas ordenaram o retorno de atividades consideradas essenciais.

    De acordo com o presidente da Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Asibama), Jonas Corrêa, os advogados dos servidores estão no STJ para entender detalhes da decisão judicial.

    Não ficou claro se todos os servidores do licenciamento e da fiscalização terão que voltar ou se apenas um percentual. Se forem todos, nós entendemos que isso fere o direito constitucional de greve. Vamos cumprir a decisão, mas precisamos saber como isso será feito, disse Corrêa.

    Após o esclarecimento, o comando de greve deverá realizar assembleia amanhã (14) para discutir o retorno de parte dos servidores.

    Em todo o país, mais de 4 mil servidores do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes e do Serviço Florestal Brasileiro aderiram à greve. A principal reivindicação é o cumprimento total de um acordo feito com o governo em 2008. No acordo, os servidores receberam um reajuste que foi parcelado em três vezes - julho de 2008, de 2009 e de 2010, mas o governo não encaminhou a proposta de reestruturação da carreira ao Congresso Nacional.

    O governo não cogita o aumento salarial, mas diz que está aberto à negociação das carreiras. No entanto, segundo Côrrea, a proposta apresentada até agora pelo Ministério do Planejamento foi rechaçada pela assembleia. É um rebaixamento do que a gente tem hoje. Não podemos aceitar uma proposta que só atenda a uma parte dos servidores, disse.

    Edição: Aécio Amado

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-da-area-ambiental-aguardam-esclarecimento-do-stj-para-retornar-ao-trabalho/2186584

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)