Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    População de Santo Estevão comemora um ano do Toque de Acolher

    Perto de completar um ano da adoção da medida do Toque de Acolher, Santo Estevão (BA) comemora o déficit nas infrações envolvendo menores na comarca. Conforme informações da Polícia Civil da cidade, em janeiro de 2010 não foi registrada nenhuma ocorrência de menor traficando drogas e, quanto aos usuários, às estatísticas apresentaram redução em 71% da criminalidade envolvendo menores.

    Para muitos pais, ao completar um ano, o Toque de Acolher apresentou para a população saldos positivos e satisfatórios no combate da violência e criminalidade na região.

    De acordo com a pedagoga Marly Dias, para que um município tenha um trabalho de segurança atuante é necessário que as autoridades competentes descruzem os braços. Sempre que volto da escola, fico menos preocupada com o horário, pois sei que as rondas do Toque de Acolher não só protegem os menores da criminalidade, como também ajudam a garantir a segurança de quem tem que está na rua até mais tarde, voltando do trabalho, comentou.

    Segundo o proprietário de um restaurante, que desejou não revelar identidade, antes da adoção da medida protetiva para Santo Estevão, assaltos e menores usuários de drogas eram constantes. No meu estabelecimento, percebi que a cada dia o movimento caía um pouco, pois as pessoas tinham medo de aparecer para fazer refeição. Outra coisa que também mudou muito foram os caminhoneiros que apareciam atrás de menores para prostituição. Santo Estevão precisava de uma atitude como esta para que nós, que trabalhamos com comércio, tivéssemos mais tranquilidade, uma vez que o município é dividido por uma BR que tem muitas situações de tráficos e prostituições com menores, ressaltou.

    A comandante da Polícia Civil de Santo Estevão, Márcia Xavier, lembra que nos últimos meses nenhum menor compareceu na delegacia, acusado pelo tráfico de drogas. Trabalhamos com intensidade contra o tráfico de drogas, sempre tendo o cuidado com os registros de menores usuários, pois essa não é uma responsabilidade da polícia nem da justiça. Cuidar de menor é responsabilidade de pai e mão, mas como estão deixando de arcar com as obrigações, a justiça e a polícia tem que aparecer. É importante que todos tenham a consciência de que segurança, combate à criminalidade, preservação da integridade do menor, tudo isso começa na família, enfatizou.

    Com base nas informações prestadas por Silvio Belo, coordenador do Juizado de Menores da comarca de Santo Estevão, das infrações envolvendo menores registradas em 2009, é possível notar queda de mais de 70%. Em janeiro do ano passado 32 menores compareceram ao juizado por atos infracionais e, em 2010, os dados indicam que foram registradas apenas 10 ocorrências com menores. Em fevereiro, temos 20 casos com menor infrator no município e foram registrados, pela Polícia Civil, 10 ocorrências, contou.

    Por Clécia Rocha

    • Publicações100
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/populacao-de-santo-estevao-comemora-um-ano-do-toque-de-acolher/2214138

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)