Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Indígenas só desocupam gramado da Esplanada se forem recebidos por ministro

    Publicado por Agência Brasil
    há 14 anos

    Da Agência Brasil

    Brasília Apesar de uma ordem judicial determinar a desocupação da área em frente ao Ministério da Justiça, os índios que estão no local desde janeiro afirmam que o acampamento só será desativado se o ministro, Luiz Paulo Barreto, receber o grupo. A liminar emitida pela 6ª Vara Federal exige que os indígenas de 20 etnias saiam da área, mantendo uma distância mínima de mil metros, e não impeçam o funcionamento das atividades do órgão.

    O líder indígena Arão da Providência afirma que Acampamento Revolucionário Indígena deve permanecer no local até que o ministro os receba. Eles exigem, principalmente, a exoneração do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e a revogação do Decreto 7.056/99 (que institui as atribuições da instituição).

    A procuradora do Ministério Público Federal Luciana Loureiro explica que a limitar é uma medida de conter uma invasão que estava programada pelo grupo indígena durante reuniões no ministério.

    Houve relatos que os índios pretendiam invadir as dependências do ministério para impedir o encontro da Comissão Nacional de Política Indigenista. A União foi à Justiça e solicitou a limitar evitando que as atividades na casa fossem interrompidas, destaca a procuradora.

    O ministério destinou a servidora Ana Patrícia para negociar com os índios. De acordo com ela, eles devem organizar uma comissão que será atendida pelo ministro, desde que desocupem a área invadida. A Funai ofereceu hospedagem, alimentação e transporte aos índios para abandonar o local, mas até o momento as propostas foram recusadas.

    Edição: Talita Cavalcante //Matéria alterada para corrigir informação.

    Fale com a Ouvidoria

    • Publicações90686
    • Seguidores338
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações94
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/indigenas-so-desocupam-gramado-da-esplanada-se-forem-recebidos-por-ministro/2215054

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)